Polônia prestes a fazer novos acordos bélicos com os EUA

Mock Up de um F-35A da Polônia com o motor F135 em exposição. Foto: Bartosz Glowacki

A Polônia está prestes a fazer alguns acordos militares com os EUA. A conclusão destes acordos deverão acontecer com a visita do presidente polonês, Andrzej Duda, aos EUA no próximo dia 24. O encontro com Trump deverá ter assuntos de caráter bélico na pauta da conversa entre os dois presidentes.

Entre os assuntos a serem discutidos, estão 30 caças F-16 que podem ser transferidos da Alemanha para a Polônia. Os caças norte-americanos iriam cumprir missão de alerta a partir do território polonês. Os caças em questão seriam do 480th Fighter Squadron.

A B-1B Lancer escoltado por um F-16 da Polônia- Foto de Polish Air Force

Além disso, a Polônia poderia receber cinco aviões C-130H Hercules. Os C-130 em questão seriam de segunda mão com uma possibilidade deles receberam atualização antes de serem entregues a força aérea polonesa.

A Polônia já tem uma boa presença de aeronaves norte-americanas em seu arsenal bélico, a começar pelos lotes de caças F-16 e pelos novos caças furtivos F-35A que deverão ser entregues nos próximo anos. A força aérea da Polônia é mista e ainda opera caças de fabricação russa, como o Mig-29 e SU-22, aeronaves estas que deverão ser substituídas ao longo dos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA