Ponta de uma ferramenta ocasionou incidente com o Airbus A320 da Jetstar Airways

por Aeroflap

Airbus A320 Jetstar Motor Ferramenta

No dia 23 de outubro de 2020, um Airbus A320 da Jetstar Airways sofreu um problema no motor direito durante a decolagem partindo de Brisbane em Queensland, para Cairns com 165 passageiros a bordo.

O Airbus A320 de matrícula VH-VFF, taxiou normalmente até a pista 01L e logo os pilotos receberam autorização para decolagem. Os pilotos iniciaram a corrida para decolagem, ao chegar a uma determinada velocidade para decolagem, os pilotos ouviram um barulho incomum vindo do motor direito seguido de uma vibração continua. 

O som de estalo aumentava a cada instante e a aeronave fez um desvio para o lado direito, deixando a centralização da pista. Na mesma hora, o Primeiro Oficial tentou ajustar com os pedais do leme, porém sem sucesso. Imediatamente o Comandante reduziu a potência dos motores e acionou os freios para reduzir a velocidade da aeronave e abortar a decolagem.

Durante a desaceleração, os sons de estalos e a vibração diminuíram gradativamente até a aeronave chegar a velocidade baixa. Os sistemas do A320 da Jetstar indicaram dois erros no motor direito, logo após a mensagem o Comandante informou os Comissários sobre o problema preparando para uma possível evacuação.

Passageiros informaram aos membros da tripulação que havia chamas no motor, imediatamente o Comandante contatou os bombeiros do aeródromo e os fiscais de pátio para verificar a informação, entretanto não havia indícios de fogo.

Com isso, o Comandante seguiu com o Airbus A320 de volta para o portão e desligou os dois motores sem maiores problemas. 

 

Uma parte de uma ferramenta provocou danos ao motor

Imediatamente após o ocorrido, a aeronave foi retirada da malha para inspeção e manutenção. Devido aos danos maiores, o motor precisou ser retirado e levado para uma oficina dedicada a desmontagem e reparos de grandes proporções. Os mecânicos e engenheiros analisaram as partes danificadas e conseguiram encontrar o motivo do problema.

Eles encontraram um pedaço de uma chave de fenda na secção de combustão do motor, o que ocasionou danos em algumas partes do motor como algumas lâminas da seção de compressor de alta pressão. 

Foto: Relatório Oficial
Foto: Relatório Oficial

Outros detritos foram encontrados na caixa do motor, da ferramenta estava corroída devido a alta temperatura e também pelos danos confirma o relatório. Ainda segundo o documento, o pedaço da chave devia estar no motor do Airbus A320 há pelo menos 100 voos. 

“O ATSB concluiu que a broca de ferramenta foi deixada no motor após a manutenção e quando o motor estava funcionando, ele entrou no compressor de alta pressão, deixando amassados ​​e entalhes em várias pás do rotor e palhetas do estator”, disse Stuart Macleod, Diretor de Segurança dos Transportes.

Como medida de prevenção, a Jetstar emitiu um alerta a todos seus mecânicos e engenheiros para realizar uma verificação completa de todas as ferramentas utilizadas durante um processo de manutenção ou revisão. 

Foto: Relatório Oficial
Foto: Relatório Oficial

Sair da versão mobile