Os indicadores de pontualidade, manuseio de bagagens e a idade média da frota das companhias aéreas nacionais são referência mundial de eficiência, em comparação com mercados maduros do transporte aéreo como os Estados Unidos.

Isso é o que revela o Panorama 2018 da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), que reúne um conjunto de dados, informações e análises sobre o desempenho da aviação comercial brasileira.

De acordo com o Panorama, cerca de 85% dos voos das empresas aéreas associadas à ABEAR partiram e chegaram nos horários previstos em 2018, segundo o rigoroso critério de 15 minutos de tolerância do Departamento de Transporte dos EUA. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Esse desempenho é superior ao das próprias empresas aéreas americanas, que registraram pontualidade na casa de 82% no mesmo período, segundo Bureau of Transportation Statistics, órgão do Departamento de Transportes dos Estados Unidos que compila e analisa dados do sistema de transporte americano. Do total de voos atrasados em 2018, apenas 24,1% foram de responsabilidade das companhias. Os 75,9% restantes foram ocasionados por outros motivos.

Já a taxa de falhas no manuseio de bagagens pelas associadas ABEAR, também em 2018, foi de 2,45 para cada mil volumes despachados, menos da metade da média mundial de 5,69, segundo a Société Internationale de Télécommunications Aéronautiques (SITA), empresa especializada em tecnologia da informação e serviços ao setor aéreo. Esse resultado é quase três vezes inferior ao do mercado europeu.

A contínua busca das companhias aéreas brasileiras por ganhos de eficiência também é comprovada pela idade média da frota das empresas ABEAR, que é de 7 anos, ou 3 anos mais jovem do que a média de 10,3 anos de um conjunto de companhias internacionais que são referência no setor. Esse indicador também pode ser traduzido em menos consumo de combustível e, consequentemente, menos emissão de gases nocivos ao meio ambiente.

 

Acesse essas e outras informações na íntegra, com infográficos, no relatório oficial clicando aqui.


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