Boeing 787 Emirates
Projeção: Emirates/Divulgação

Os atrasos da Boeing com as correções do 787 Dreamliner podem causar um impacto direto no planejamento da Emirates no próximo ano. A companhia esperava receber seu primeiro avião deste modelo em 2022, após uma encomenda realizada em 2018.

Falando no Dubai Airshow, o Tim Clark, Presidente da Emirates, afirmou que o planejamento da companhia deve ser modificado novamente por atrasos da Boeing. A primeira modificação aconteceu após a fabricante norte-americana atrasar o desenvolvimento do 777X, que a companhia encomendou 115 aeronaves.

“Temos o A350 chegando. Temos o 787 chegando. Mas até o 787 pode ser um problema. Eles têm uma enorme carteira de pedidos… Adicione isso ao aumento que eles acham que terão até o final do próximo ano, não vejo como eles poderiam entregar nossas aeronaves em 2023.”

Clark aproveitou para novamente criticar a Boeing, falando que os atrasos causam grandes perturbações no planejamento da Emirates.

“Precisão. Dois minutos, 10 minutos atrasados, 15 minutos atrasados​​… nos espancamos se o avião atrasar. Então, um dos nossos parceiros diz, “desculpe, são três anos”. Isso vira nosso planejamento de ponta-cabeça.”

A Emirates encomendou 30 aviões Boeing 787-9 juntamente com uma encomenda para 50 aeronaves Airbus A350-900. O planejamento da aérea é utilizar esses aviões para rotas de menor demanda, algo que não trabalha diretamente desde a saída do Airbus A330 da frota, assim a Emirates pode expandir o número de destinos em todo o mundo.

Emirates escolheu o A350-900 no lugar do Boeing 787-10, apesar de encomendar versão menor deste modelo. Foto – Divulgação

Já a Boeing está com as entregas do 787 Dreamliner paralisadas desde outubro de 2020, exceto por um período entre março e maio onde entregou alguns aviões. O principal motivo é um erro de produção em algumas aeronaves, que fez a FAA e a Boeing decidirem pela paralisação das entregas. A fabricante já acumula mais de 100 aviões em solo, que deverão ser inspecionados e reparados antes da entrega para o cliente.

 

DEIXE UMA RESPOSTA