Por qual motivo há um A340 voando entre a Venezuela e o Irã?

Avião da Mahan Air no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, nos arredores de Caracas. Foto - REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

Faz alguns dias que um Airbus A340 da Mahan Air está realizando diversos voos do Irã para a Venezuela, não é tanta surpresa, visto que os dois países são aliados de longo tempo, mas com a aviação tão reduzida, e várias medidas de quarentena, esse é um estranho voo.

De acordo com dados do FlightRadar24.com, um A340 da Mahan Air de matrícula EP-MMF voou entre Teerã e a Las Piedras no início desta semana, além disso, há mais voos programados para os próximos dias, quase que consecutivamente.

Alguns rumores apontam que esses voos no meio da pandemia são para transportar equipes e equipamentos para refinarias na Venezuela, após o país sofrer novamente com uma falta de combustível, enquanto vende petróleo bruto tranquilamente, apesar das sanções dos EUA.

O Irã se propôs a ajudar o país, financiando uma parte do reparo de refinarias antigas, especificamente a Refinaria de Amuay, que podem entrar em operação em breve, ajudando o país latino-americano com a sua constante falta de combustível.

Essa com certeza não é a primeira vez que a Mahan Air voa para a Venezuela, em 2019 a companhia operou diversos voos diretos do Irã para a Venezuela, após o país perder diversas ligações internacionais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA