Por que a segurança operacional de um avião fica em risco quando há o acumulo de gelo nas asas e fuselagem?

Gelo avião fuselagem degelo aeronave Aviação
Foto: Aleksandr Markin, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Tendo a aviação como um dos meios de transportes mais seguros do mundo, o uso dos aviões facilitou a locomoção para lugares independente do clima e época do ano.

Apesar disso, é necessário um cuidado extra quando as operações ocorrem em períodos com neve, principalmente quando há a formação de gelo na estrutura da aeronave, principalmente nas asas, podendo causar problemas graves na operação.

O fato de o gelo acumular na fuselagem da aeronave resulta mais peso em sua estrutura. Além disso, as camadas congeladas modificam o arrasto da aeronave, prejudicando diretamente na sua sustentação em voo, em especial, durante a decolagem com o risco de um estol.

Como os aviões foram projetados para realizar o sobrevoo com as superfícies limpas, a retirada do gelo se torna fundamental e considerado processo crítico de manutenção.

Ainda que existam aeronaves com sistemas próprios para degelo, é necessário complementar o degelo com um líquido especial para a remoção completa das camadas congeladas em uma aeronave.

Para quem já visitou os aeroportos da Europa e dos Estados Unidos durante o inverno, é bastante comum se deparar com mecânicos descongelando com fluidos de degelo em partes sensíveis das aeronaves como as asas.

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Um líquido especial é utilizado para a retirada do gelo em partes críticas de uma aeronave Foto: Mulag, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Esse líquido é, na verdade, um produto anticongelante, assim como o líquido de arrefecimento do seu carro que evita o congelamento do sistema em baixar temperaturas.

A equipe de manutenção utiliza um veículo especial que consegue aquecer o produto, misturado com água para jogar na fuselagem da aeronave. Outro produto pode ser aplicado para evitar um novo congelamento se a temperatura está muito abaixo do ambiente. A concentração do produto também varia conforme a condição climática.

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Aileron, flap e profundor são as partes que precisam de uma maior atenção quanto estão com camadas de gelo Foto: Nicholas Hartmann, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

É importante limpar a aeronave do gelo e neve antes da decolagem, a superfície aerodinâmica deve se comportar como o planejado, e as partes móveis externas (aileron, flap e profundor), em contato com superfícies congeladas, não devem ter seu movimento impedido por gelo.

O líquido que retira o gelo, conhecido como Tipo 1, pode ter coloração laranja. Já o líquido que previne a formação de gelo, o Tipo 4 não pode ser aquecido e pode ter coloração verde.

O vídeo abaixo mostra uma decolagem feita de forma insegura com camadas de gelo na asa da aeronave, podendo causar um estol, e consequentemente, a queda do avião.

 

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Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


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