90% dos aviões no mundo tem a cor branca, você sabe o porque?
A maior parte dos aviões que voam no mundo tem sua cor predominantemente branco, por vários fatores que são econômicos, técnicos e estéticos.
Antes de começarmos a pontuar o motivo das aeronaves terem essa cor, destacamos que para pintar uma aeronave custa aproximadamente US$ 150.000 cotado nesse ano de 2020, caso a aeronave recebesse uma pintura toda colorida poderia custar até U$200.000 a mais, dependendo muito do tamanho.
Estética
Para a empresa, é mais fácil e mais econômico manter um avião branco sempre brilhoso, limpo com aspecto de novo do que manter um avião colorido com a pintura desbotada. A manutenção dessa pintura é mais rápida e se evita que a aeronave fique parada por muito tempo. Podemos observar nas imagens que em pouco tempo a aeronave tem as cores desbotadas facilmente.
Técnico
Tecnicamente falando o branco é a cor que traz mais clareza para o técnico de manutenção encontrar uma rachadura, corrosões, vazamentos. Em caso de Bird Strike (colisão com pássaro) ou Tail Strike (colisão da cauda com solo) é possível ver melhor o tamanho do dano causado pelo impacto.
Já foi comprovado também que a cor clara reflete o raios solares absorvendo o calor, ajudando a manter a temperatura interna mais agradável.
O peso final também é afetado pelas cores, quanto mais clara a aeronave é, menos camadas de tintas são aplicadas, ao final a aeronave ganha de 600 a 1.000 quilos no peso total da aeronave.
Um caso especial se aplica a um Boeing 767 cargueiro que saiu de fabrica sendo full cargo, e sem cor nenhuma somente no alumínio polido. Isso acontece que foi definido um peso ideal e de forma nenhuma pode pintar sua fuselagem para não afetar o payload.
Este Boeing 767-300ERF, ele é originalmente cargueiro e nunca recebeu nenhuma pintura. Apenas marcações na fuselagem sem aplicar nenhuma outra cor, isso se deve as tintas não causarem peso extra para a aeronave. Podendo assim, carregar mais um pouco de cargas e tornar uma operação ainda mais viável e o leasing mais fácil.
Facilidades e Economia
Nos casos dos aviões totalmente brancos, são mais fáceis e mais baratos fazer o repasse, pois o próximo operador aéreo não terá tantos gastos e trabalhos para aplicação da nova identidade, é a mesma facilidade que você tem quando vai trocar seu carro se ele tem a cor comum de outros.
O processo de aplicação e retirada
- O processo de aplicação da aeronave pode levar cerca de 15 dias dependendo do tamanho da fuselagem
- São gastos em Narrow Body (Avião de corredor Único) aproximadamente 250 a 260 litros de tinta e em um Wide Body pode chegar a mais de 3 mil litros de tinta.
- São aplicadas três camadas com spray de baixa pressão, cada camada tendo 12mm de espessura, sendo a ultima para dar aquele aspecto brilhoso.
Na retirada o processo é mais trabalhoso, requer um trabalho maior para lixar toda a aeronave e logo após é aplicado um solvente em forma de spray para remoção de toda a pintura velha da aeronave, separamos um timelapse para você ver como é feito esse processo.
Artigo por: Ícaro Roberto