Porque os primeiros Citation não tem asa enflechada?

Me lembro até hoje de estar em meus trabalhos aqui na Aeroflap e derrepente encontrar essa pergunta feita por alguém, ok não vou lembrar agora, faz realmente alguns anos (meses), já esqueci quem me fez esse questionamento.

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Mas vamos aos fatos…

Em meados da década de 60, o grande destaque eram os aviões a jato, eles eram incrivelmente rápidos, confiáveis, era econômico, permitiam voar em velocidades maiores que a do som e além disso, fazer aeronaves enormes que tinham grande autonomia.

Logicamente que logo o que estava presente na aviação de grande porte passou para os jatinhos executivos, era um grande atrativo deixar de usar aquele bimotor que voava a uns 400km/h e então você conseguia voar ao dobro dessa velocidade e levar metade do tempo que era necessário antes.

Nessa década tivemos o grande BOOM de pequenos jatos executivos, com o Learjet como o grande desejo de mercado, claro que a Cessna logo reagiu e lançou o Citation, mas ambos tinham grande diferenças no projeto, e o Citation como podemos dizer… era uma aeronave inadequada para a época, não que talvez menos luxuoso ou com menor capacidade de aviônicos, mas ele era lento.

C500

As 3 vistas…

Por consequência de ser lento temos a causa de seu projeto de asa, sua velocidade quando voando em cruzeiro era de 662km/h, velocidade muito adequada para o uso de asa trapezoidal, como podemos ver nessa postagem, e em aviões da época como o Electra e um pouco mais a frente o ATR. Claro, essa não era a velocidade perto do chamado voo transônico, quando a aeronave voa a velocidades entre 800km/h e 1050km/h, entre essa velocidade é mais eficiente utilizar uma asa em forma de flecha.

Learjet 25 tinha tanque na ponta da asa enflechada.

Learjet 25 tinha tanque na ponta da asa enflechada.

Essa que era a diferença para o recém lançado Learjet 25, ele voava ,quando em cruzeiro, a velocidades próximas de 860km/h, velocidade mais compatível com a agilidade e velocidade que era a fama naquela época dos motores a jato. Isso foi até engraçado à época, rendeu ao Citation o apelido de Slowtation, fora que o Learjet tinha uma autonomia e teto de voo melhor, definitivamente um xeque mate para o Slowtation.

Ao longo das inovações da aviação, o lento motor que equipava o Citation foi substituído o turbojato por um turbofan, o que melhorou o desempenho consideravelmente, mas até meados de 1980 o Learjet era o jato executivo mais desejado por todos por conta de seu conforto, velocidade e capacidade de transporte, lembrando que de acordo com a velocidade existe uma asa apropriada, a asa enflechada é ineficiente em velocidades baixas, assim como a trapezoidal é ineficiente quando perto da chamada zona transônica.

 

Tipos de asa e sua aerodinâmica – Enflechada

Tipos de asa e sua aerodinâmica – Trapezoidal

 

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