Porque os primeiros Citation não tem asa enflechada?

por '@pedro

Me lembro até hoje de estar em meus trabalhos aqui na Aeroflap e derrepente encontrar essa pergunta feita por alguém, ok não vou lembrar agora, faz realmente alguns anos (meses), já esqueci quem me fez esse questionamento.

Mas vamos aos fatos…

Em meados da década de 60, o grande destaque eram os aviões a jato, eles eram incrivelmente rápidos, confiáveis, era econômico, permitiam voar em velocidades maiores que a do som e além disso, fazer aeronaves enormes que tinham grande autonomia.

Logicamente que logo o que estava presente na aviação de grande porte passou para os jatinhos executivos, era um grande atrativo deixar de usar aquele bimotor que voava a uns 400km/h e então você conseguia voar ao dobro dessa velocidade e levar metade do tempo que era necessário antes.

Nessa década tivemos o grande BOOM de pequenos jatos executivos, com o Learjet como o grande desejo de mercado, claro que a Cessna logo reagiu e lançou o Citation, mas ambos tinham grande diferenças no projeto, e o Citation como podemos dizer… era uma aeronave inadequada para a época, não que talvez menos luxuoso ou com menor capacidade de aviônicos, mas ele era lento.

As 3 vistas…

Por consequência de ser lento temos a causa de seu projeto de asa, sua velocidade quando voando em cruzeiro era de 662km/h, velocidade muito adequada para o uso de asa trapezoidal, como podemos ver nessa postagem, e em aviões da época como o Electra e um pouco mais a frente o ATR. Claro, essa não era a velocidade perto do chamado voo transônico, quando a aeronave voa a velocidades entre 800km/h e 1050km/h, entre essa velocidade é mais eficiente utilizar uma asa em forma de flecha.

Learjet 25 tinha tanque na ponta da asa enflechada.

Essa que era a diferença para o recém lançado Learjet 25, ele voava ,quando em cruzeiro, a velocidades próximas de 860km/h, velocidade mais compatível com a agilidade e velocidade que era a fama naquela época dos motores a jato. Isso foi até engraçado à época, rendeu ao Citation o apelido de Slowtation, fora que o Learjet tinha uma autonomia e teto de voo melhor, definitivamente um xeque mate para o Slowtation.

Ao longo das inovações da aviação, o lento motor que equipava o Citation foi substituído o turbojato por um turbofan, o que melhorou o desempenho consideravelmente, mas até meados de 1980 o Learjet era o jato executivo mais desejado por todos por conta de seu conforto, velocidade e capacidade de transporte, lembrando que de acordo com a velocidade existe uma asa apropriada, a asa enflechada é ineficiente em velocidades baixas, assim como a trapezoidal é ineficiente quando perto da chamada zona transônica.

 

Tipos de asa e sua aerodinâmica – Enflechada

Tipos de asa e sua aerodinâmica – Trapezoidal

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Artigos, Não categorizado

Tags: Cessna, Cessna Citation, Cessna Citation l, Citation, Learjet, Learjet 25

Sair da versão mobile