Advertisement

Porta-aviões Abraham Lincon conclui trânsito no Estreito de Ormuz, no MAR do Golfo

O Porta-aviões Abraham Lincoln Carrier Strike Group (ABECSG) concluiu um trânsito programado através do Estreito de Ormuz e no Golfo Árabe em 19 de novembro.

O Estreito de Ormuz é uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo, com um quinto do suprimento mundial de energia em trânsito no estreito anualmente. Essa hidrovia é fundamental para garantir e salvaguardar a estabilidade do comércio global.

“Estou incrivelmente orgulhoso dos marinheiros do Abraham Lincoln Strike Group e do profissionalismo que demonstraram ao longo desta implantação”, disse o contra-almirante Michael Boyle, comandante do Carrier Strike Group (CSG) 12. “Especialmente em evoluções como o trânsito no estreito, onde o planejamento detalhado, a navegação de precisão e a proficiência de nossas equipes de combate estão em exibição total. ”

A presença da ABECSG na área de operações da 5ª Frota dos EUA desde maio demonstra o compromisso dos Estados Unidos e de seus parceiros regionais com o livre fluxo de comércio, segurança marítima regional e liberdade de navegação.

O porta-aviões USS Abraham Lincoln (CVN 72) transita o Estreito de Hormuz- Foto: Us Navy

“Uma transportadora traz imensas capacidades aonde quer que vá”, disse o capitão Walter Slaughter, comandante do USS Abraham Lincoln (CVN 72), o carro-chefe da ABESG. “Nós nos colocamos onde precisamos estar, quando precisamos estar lá, para atender a toda a gama de requisitos de segurança marítima da missão em questão.”

A AOO da 5ª Frota dos EUA abrange cerca de 2,5 milhões de quilômetros quadrados de água e inclui o Golfo Árabe, Golfo de Omã, Mar Vermelho e partes do Oceano Índico. A extensão compreende 20 países e inclui três pontos críticos de estrangulamento no Estreito de Ormuz, no Canal de Suez e no Estreito de Bab al Mandeb, na ponta sul do Iêmen.

O ABECSG é implantado na 5ª Frota dos EUA AOO em apoio às operações navais para garantir a estabilidade e a segurança marítimas na Região Central, conectando o Mediterrâneo e o Pacífico através do oeste do Oceano Índico e três pontos estratégicos de estrangulamento. Com Abraham Lincoln como carro-chefe, os ativos do grupo de ataque implantado incluem equipes, navios e aeronaves do CSG 12, Esquadrão de Destruidor (DESRON) 2, USS Leyte Gulf (CG 55) e Carrier Air Wing (CVW) 7.

Fomte: Us Navy

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.