Vista do deck de voo do USS Theodore Roosevelt chegando ao Vietnã- Foto: Marinha dos EUA

O USS Theodore Roosevelt (CVN 71) e o USS Bunker Hill (CG 52) chegaram a Da Nang, no dia 5 de março, para uma visita portuária programada em comemoração aos 25 anos de relações diplomáticas EUA-Vietnã.

O Sr. Hồ Kỳ Minh, Vice-Presidente do Comitê Popular de Da Nang organizou a cerimônia de boas-vindas ao grupo de navios da Marinha dos EUA, que incluía representantes da Zona 3 da Marinha, Região Militar 5, Guarda de Fronteira de Da Nang, Departamento de Relações Exteriores / Ministério da Defesa Nacional. Defesa, Departamento de Medicina Militar e Departamento Geral de Logística, Ministério de Relações Exteriores, Comitê do Povo Da Nang e outras agências governamentais vietnamitas. A delegação dos Estados Unidos foi liderada pelo almirante John C. Aquilino, comandante da Frota do Pacífico dos EUA, embaixador dos EUA no Vietnã Daniel Kritenbrink, contra-almirante Stu Baker, comandante do Carrier Strike Group (CSG) 9, cônsul geral dos EUA em Ho Chi Minh Cidade Marie Damour e outros funcionários do CSG 9 e da Missão dos EUA no Vietnã.

“Esta visita segue a histórica visita de 2018 do USS Carl Vinson (CVN 70), o primeiro porta-aviões dos EUA a visitar o Vietnã em mais de 40 anos”, disse o embaixador dos EUA no Vietnã Daniel Kritenbrink. “Isso também acontece em um momento importante em nosso relacionamento bilateral. Apenas 25 anos após a normalização de nossos laços diplomáticos, nosso relacionamento é o mais forte que já existiu. ”

“Esta visita demonstra a força de nossas relações bilaterais e destaca nossa cooperação contínua com os países parceiros e nosso forte apoio à região, incluindo instituições como a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), da qual o Vietnã é a presidente deste ano”, afirmou. Padeiro. “Isso também serve como evidência do compromisso dos EUA com um Indo-Pacífico livre e aberto, onde nações fortes e independentes respeitam a soberania umas das outras e defendem o estado de direito”.

Porta-aviões USS Theodore Roosevelt (CVN 71) chega ao Vietnã- Foto: Marinha dos EUA

Os marinheiros participarão de intercâmbios culturais e profissionais, projetos de serviços comunitários, competições esportivas e recepções durante a visita ao porto.

“Esta visita não só servirá para fortalecer nosso relacionamento bilateral de defesa, mas também ajudará a avançar ainda mais nossos laços culturais e profissionais”, disse o capitão Brett Crozier, comandante de Theodore Roosevelt. “Estamos honrados em participar dessa importante visita ao porto e em receber uma recepção tão calorosa.”

Theodore Roosevelt é o quarto porta-aviões da classe Nimitz da América, com uma tripulação de 5.000 marinheiros que apóiam e realizam operações aéreas no mar. O grupo de ataque é composto por um total de 6.500 marinheiros, um porta-aviões, uma ala aérea, um cruzador e seis destróieres.


A US 7th Fleet realiza operações navais implantadas para frente em apoio aos interesses nacionais dos EUA na área de operações do Indo-Pacífico. Como a maior frota numerada da Marinha dos EUA, a 7th Fleet interage com outras 35 nações marítimas para estabelecer parcerias que promovam a segurança marítima, promovam a estabilidade e evitem conflitos.

 
Fonte: Us Navy
 

DEIXE UMA RESPOSTA