Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

JAS-39C Gripen da Suécia.

A empresa sueca Saab realizou uma oferta para à Força Aérea do Chile (FACh), contendo um lote de caças Gipen C/D (JAS 39) já com a recente atualização MS20.

A informação veio através de uma publicação do portal chileno, Ley de Lobby del Gobierno del Chile. Essa informação a respeito desta oferta de caças Gripens C/D foi publicada no dia 12 de julho.

JAS39 Gripen/ Foto: SAAB Twiter

A Saab se pronunciou sobre por meio do porta-voz Joakim Schackenborg, segundo ele “não comentamos negociações em andamento ou na nossa agenda de negócios”.

Joakim ainda comenta sobre a publicação do portal Ley del Lobby, “Entendemos que as publicações do portal Ley del Hobby são públicas e que as autoridades do Chile podem comentar sobre”. O porta-voz ainda disse que possibilidades entre a Saab e o Chile “podem ter soluções interessantes”.

Essa declaração não deixa muito claro se de fato ofereceram caças Gripens para a Força Aérea do Chile, que atualmente opera com o F-16 Block 50.

 

Atualização MS20

Como dito, os Gripens que foram oferecidos já incluem a versão MS20, que tem como novidade melhorias de hardware e software, fornecendo novas funcionalidades tanto em termos de aeronave quanto de sistemas auxiliares de suporte e treinamento.

Mas sobre tudo a capacidade dos Gripens C/D de utilizar o míssil ar-ar de capacidade além do alcance visual MBDA Meteor.

Essa atualização já é usada nos Gripens C/D da Suécia desde o ano de 2016. Caso se avance as negociações, o Chile se tornaria o primeiro país estrangeiro a ter o caça com essa atualização. 

 

Avião-Radar

Aeronave de alerta aéreo, GlobalEye- Foto: SAAB

Ainda de acordo com as informações do portal, foi oferecido por meio da SAAB o GlobalEye, um jato baseado no Bombardier Global 6000 modificado para missões de vigilância do espaço aéreo.

A aeronave pode voar por até 11 horas e graças a tecnologia embarcada pode identificar vários alvos e repassar isso ao controle de terra que rapidamente acionaria os caça, caso necessário.

 

Nota do Editor

Vale lembrar que o Gripen C/D usado pela Força Aérea da Suécia (com a atualização MS20), Hungria, Tailândia, República Tcheca, África do Sul e oferecido ao Chile, não é a versão mais moderna do caça NG ou E, que será da FAB.

A versão em questão é a atual do Gripen C/D, mas já oferece recursos tecnológicos avançados graças a atualização MS20, mas não como a versão NG.

DEIXE UMA RESPOSTA