Advertisement

Portugal aprova a venda de cinco caças F-16 para a Força Aérea da Romênia

F-16 Romênia Noruega

O governo de Portugal aprovou a venda de cinco caças F-16 para a Romênia. A força aérea da Romênia já contava com 12 unidades do Fighting Falcon.

Com a chegada dos cinco caças a Romênia passará a ter 17 unidades do caça vindo da Força Aérea Portuguesa. Os caças são das versões AM/BM.

O custo total é de US$ 250 milhões de euros. A venda é composta pelos caças, em conjunto com um pacote de treinamento, reforma, logística e manutenção.

Caças F-16AM/BM da Força Aérea da Romênia, os mesmo foram adquiridos de Portugal- Foto: Autor desconhecido

Os caças F-16 estão sendo adquiridos para substituir as 35 unidades do antigo caça ex-soviético MIG 21 Lancer. É esperado que mais unidades de F-16 componham a frota da Força Aérea da Romênia.

A venda dos F-16 de Portugal para a Romênia não irá incapacitar a FAP, que está recebendo seus caças F-16 modernizados para a versão MLU. A modernização dos F-16 está acontecendo em solo nacional, por meio da OGMA (Indústria Aeronáutica Portuguesa).

Caças F-16AM da FAP- Foto: FAP

Os caças são os mesmos da Romênia, ou seja, da versão AM/BM, que agora estão sendo atualizados para a versão MLU (Mid Life Upgrade), isso fornece aos caças algumas atualizações, como por exemplo, uma nova aviônica com telas, implementação de um link 16 (software), um novo software atualizado de radar a um padrão atual AP/APG 68 (V).

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.