F-16AM Fighting Falcon da Força Aérea Portuguesa. Foto via AeroBuzz.de

Circulam na internet imagens de um F-16AM da Força Aérea Portuguesa (FAP) e um F-2000A Typhoon da Força Aérea Italiana (AMI) com pinturas especiais para a NATO Tiger Meet (NTM) 2021. A edição desse ano será realizada na Base Aérea de Beja em Portugal.

De matrícula 15116, o F-16 da FAP pertence ao Esquadrão 301 Jaguares, sediado na própria base de Beja. Por isso, de acordo com o site AeroBuzz.de, a pintura do caça é baseada na pelagem de um Jaguar e não de um Tigre, como é visto tradicionalmente em outros caças. 

Já o Eurofighter Typhoon da Aeronautica Militare Italiana pertence ao 12° Gruppo do 36° Stormo (12º Esquadrão da 36ª Ala), unidade da Base Aérea de Gioia del Colle, no sudeste da Itália, segundo o portal The Aviationist. O caça ostenta a pintura de um tigre siberiano

F-2000A Typhoon da Itália. Foto: Força Aérea Italiana
Detalhe da pintura de tigre siberiano na cauda do Typhoon italiano. Foto: F-2000A Typhoon da Itália. Foto: Força Aérea Italiana.

A Tiger Meet 2021 ocorre entre os dias 02 e 14 de maio e irá reunir unidades da OTAN, Grécia, Polônia, Suíça, Espanha e Holanda, além dos já citados Portugal e Itália, com aeronaves F/A-18C/D Hornet, E-3A Sentry, F-16C/D e A/B MLU, HH.101 e HH.212 e Typhoon.

Muito mais do que uma reunião de unidades, a NTM é um exercício conjunto, visando adestrar os militares e aumentar a interoperabilidade dos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte. 

O site do evento explica os treinamentos que serão realizados

“As missões são divididas em dois tipos: missões COMAO (Composite Air Operations) e missões Shadow/Panther. As missões COMAO irão cobrir todo o espectro das operações aéreas da NATO com um largo envolvimento das forças; desde a defesa do próprio território até às operações ofensivas de alvos marítimos e terrestres, tudo isto enfrentando ameaças do mundo moderno;

As missões Shadow e Panther são missões de menor escala, onde serão treinadas operações específicas. Alguns exemplos são: Apoio Aéreo Próximo, em coordenação com as tropas terrestres;

Interdição de Veículos ou Resgate de Reféns, onde um helicóptero irá comandar a operação com o apoio de caças;

Basic Fighter Maneuvers (BFM), onde aeronaves irão lutar “1 contra 1” – dogfight.
As missões Shadow são realizadas durante o dia e as missões Panther são realizadas durante a noite.”