Advertisement

Portugal esclarece exigência do teste de Covid-19 para a entrada de brasileiros vacinados

TAP Passagens

O Governo de Portugal determinou que passam a ser reconhecidos, em condições de reciprocidade e desde que cumpram determinados requisitos, os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros.

Isso, por exemplo, isenta turistas vacinados de apresentarem o teste negativo para Covid-19 ao entrar no país, porém, esta determinação deverá ser recíproca entre os países. Ou seja, se o Brasil continuar exigindo dos passageiros que chegam de Portugal o teste negativo para Covid-19, os portugueses também vão exigir teses com resultado negativo dos passageiros que partem do Brasil.

Essa medida pode ser revista, se o Governo Brasileiro decidir aceitar passageiros que parte de Portugal sem a necessidade de apresentação do teste negativo para Covid-19.

Vale ressaltar que Portugal já aceita a entrada de turistas que se vacinaram com os imunizantes da Janssen (uma dose somente), AstraZeneca, Moderna e Pfizer. A exigência do teste continua, porém o país flexibiliza e aceita até mesmo o teste rápido com resultado negativo (Veja Mais Clicando Aqui).

Em nota, a Embaixada de Portugal no Brasil disse ao Portal Aeroflap:

Na sequência de notícias na comunicação social brasileira a respeito do reconhecimento por Portugal dos certificados de vacinação emitidos por outros países, nomeadamente pelo Brasil, a Embaixada de Portugal vem esclarecer que, à luz do Despacho n.º 9241-A/2021, de 17 de setembro, esse reconhecimento só terá efeito quando for mútuo e recíproco.

Até ambos os países reconhecerem, em condições de reciprocidade, a validade dos respetivos certificados de vacinação, as regras para viajar do Brasil para Portugal mantêm-se iguais às anunciadas no passado dia 1 de setembro, sendo apenas necessário apresentar um teste negativo PCR ou antígeno, com 72h ou 48h de antecedência, respetivamente.

Desde essa data, todos os passageiros oriundos do Brasil – sejam ou não vacinados contra a COVID-19 – passaram a poder viajar para Portugal por quaisquer razões, incluindo turismo, não sendo obrigados a fazer quarentena à chegada.

As companhias aéreas somente permitem o embarque dos passageiros de voos com destino ou escala em Portugal continental mediante a apresentação, no momento da partida, do Certificado Digital de vacinação da UE ou certificado emitido por país terceiro, devidamente reconhecido, ou ainda de resultado negativo de teste.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Notícias, Turismo

Tags: COVID-19, Portugal, T, turísmo, usaexport