Aeronave KC-390 da Embraer com as bandeiras das cinco nações que desde o começo estão interesadas no KC-390

A Embraer está prestes a fechar um acordo para exportar o primeiro KC-390 para Portugal. A previsão é que um KC-390 que será direcionado para a Força Aérea de Portugal voe durante o Paris Airshow 2019.

Como já foi informado aqui no site, Portugal decidiu por encomendar cinco unidades do KC-390. Portugal desde início do projeto já estava na lista de nações interessadas em adquirir a aeronave de transporte tático da Embraer.

Jackson Schneider, diretor executivo da Embraer Defence & Security, disse que as discussões com Portugal – que participa do KC-390 através da OGMA, subsidiária estatal parcial da Embraer – são “muito avançadas”.

A aeronave que voará no Paris Airshow será a de número de série 004, atualmente são três KC-390 fabricados e ambos em condições de voo que estão fazendo os últimos testes.

Além Portugal, a Embraer entregará o primeiro KC-390 à FAB ainda neste primeiro semestre. Ao todo a FAB encomendou 28 unidades da aeronave, sendo que a 2ª deverá ser entregue no final deste ano.

O KC-390 provavelmente estará no centro de uma proposta de parceria de marketing da Boeing-Embraer para a linha de produtos e serviços de defesa do fabricante brasileiro, que é separada da joint-venture com a gigante norte-americana que cobre a linha de aeronaves comerciais da Embraer. 

No entanto, os direitos de propriedade intelectual da aeronave ficarão com a força aérea brasileira em um acordo do governo brasileiro que a parte de defesa fique no controle do Brasil.