Advertisement

Pousa na Noruega o primeiro P-8A Poseidon do país, de patrulha marítima

Noruega P-8A Poseidon

No último dia 24 de fevereiro a Noruega recebeu o primeiro avião P-8A Poseidon para patrulha marítima, que voou de Seattle para Evenes sem escalas. A aeronave chamada de “Viking” foi entregue na realidade em novembro de 2021, mas desde então estava em Seattle, principal centro de fabricação da Boeing nos EUA.

A aeronave estará imediatamente operacional para fazer patrulha marítima a partir de Evenes, fazendo parte da 133th Ala de Aviação. 

A Viking é a segunda de um total de cinco aeronaves construídas para a Noruega pela Boeing em Seattle, e a Forsvarsmateriell está pronta para entregar formalmente a aeronave às Forças Armadas. A primeira aeronave, nomeada “Vingtor”, ainda está em Seattle passando por testes.

P8 Norwegian Air Force Viking Delivery Flyaway

“A recepção da primeira aeronave de patrulha marítima é um marco importante para a Noruega e a OTAN e nos dará uma capacidade moderna e importante no norte. Juntamente com o F-35, as Forças Armadas Norueguesas terão agora duas capacidades estrategicamente importantes, que trabalharão juntas na tarefa de defender a Noruega”, disse Rolf Folland, chefe da Força Aérea Real da Noruega.

O Poseidon MRA1 (P-8A) da Boeing é uma aeronave de patrulha marítima multifuncional, equipada com sensores e sistemas de armas para guerra anti-submarina, bem como missões de vigilância e busca e resgate.

O avião possui um radar APY-10 para mapeamento de alta resolução, um sistema de sensor acústico, uma torre eletro-óptica / IR e medidas de suporte eletrônico (ESM).

Estruturalmente a aeronave compartilha diversos componentes com o Boeing 737-800, porém com alterações específicas para uso do avião no serviço militar.

KC-30 e P-8 em REVO.

A aeronave também pode ser armada com um sistema que inclui 129 torpedos sonobuoy para atacar alvos subterrâneos. Além disso, o P-8A pode ser reabastecido em voo.

A Noruega adquiriu cinco P-8 Poseidon para substituir seis P-3C Orion e dois DA-20 Falcon Jet. A compra também conta com cooperação industrial entre a Boeing e as empresas norueguesas Nammo, Berget, Kongsberg Defence & Aerospace e Andoya Space.

Cinco aviões P-8 estarão operacionais até o final de 2022, de acordo com a Noruega. Três aviões já estão fabricados e passando por testes, duas aeronaves estão recebendo adaptações para serem transformadas no P-8 Poseidon.

A Noruega é uma das oito nações que escolheram o P-8A como sua aeronave de patrulha marítima, junto com os Estados Unidos, Índia, Austrália, Reino Unido, Coréia do Sul, Nova Zelândia e Alemanha.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Boeing, Estados Unidos, Noruega, P-8 Poseidon, usaexport