Pratt & Whitney pode atrapalhar planos para novo motor da Rolls-Royce

Foto - Rolls-Royce/Divulgação

Recentemente a Rolls-Royce apresentou seus estudos para um motor de grande porte UltraFan, com previsão de ser lançado por volta de 2025. Porém os planos da Rolls-Royce podem sofrer um empecilho, causado pela Pratt & Whitney, assim como afirmou o presidente da fabricante americana para o portal FlightGlobal em entrevista.

O novo projeto da Rolls-Royce usa uma caixa de engrenagens, para aumentar a rotação do fan frontal e diminuir a rotação dos componentes da parte quente do motor, assim como o novíssimo motor Pure Power da Pratt & Whitney, e é exatamente isso que o presidente da empresa questionou. Bob Leduc disse que a tecnologia usada pela Rolls-Royce por sofrer embargos de patentes, algumas criadas pela P & W.

Caso a Rolls-Royce decida usar um motor com tecnologia em comum ou com a disposição semelhante ao motor Pure Power, a P&W irá cobrar direitos de patentes no produto da RR. Apesar disso a fabricante europeia recusa uma possível acusação de que sua caixa de engrenagens teria engenharia semelhante ao que a Pratt & Whitney usou nos motores da família Pure Power.

A caixa de engrenagens está localizada logo atrás do fan, nessa perspectiva da RR.

O grande ponto é que a Pratt & Whitney emprega uma disposição de engrenagens em formato de estrela nos motores Pratt & Whitney, esse é um tipo simplificado de criar a redução de rotação para o eixo principal da parte quente do motor.

A Rolls-Royce não quis comentar se seu novíssimo motor utiliza alguma estrutura semelhante na caixa de engrenagens, mas afirmou que não tem nada parecido em seu produto, principalmente porque está trabalhando com a Liebherr para criar um conjunto planetário, capaz de distribuir as forças do motor e permitir obter maiores potências. As únicas semelhanças dos sistemas são que eles permitem que o fan, os compressores e a turbina girem em velocidades distintas.

Apesar disso o presidente da Pratt & Whitney não considera isso e planeja iniciar uma disputa de patentes em breve. “Eu acho que é irrelevante se é planetário ou estrela”, disse Leduc.

 

Via – FlightGlobal

 

Veja mais em:

Rolls-Royce confirma que já iniciou o desenvolvimento do motor UltraFan

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.