Presidente Bolsonaro irá oferecer KC-390 para três nações árabes

Embraer KC-390 Millennium FAB
KC-390 Millennium

O Presidente Jair Bolsonaro, aproveitou sua visita oficial à três nações árabes para oferecer o KC-390 a estas nações. Dentre as nações estão os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e o Catar.

Ambas nações operam aeronaves de transporte militar C-130 Hércules e algumas o C-17 Globemaster, duas aeronaves de grande valor no mercado tático da aviação militar.

Mas mesmo assim os executivos da Embraer, bem como o governo brasileiro estão animados, pois o baixo custo do KC-390 frente aos seus concorrentes, é um ponto a ser considerado.

A venda do KC-390 à Portugal também é um estimulante ao mercado estrangeiro, e a possível venda da aeronave à Ucrânia pode também ser visto como uma alavanca para o KC-390 ao mercado exterior. Um terceiro fator de relevância é a parceria da Embraer com os EUA, mais especificamente com a Boeing.

Close na parte lateral frontal do KC-390, notar o probe de reabastecimento

Caso alguma das nações ou as três nações árabes escolham a aeronave. O KC-390 irá operar em um cenário de muitas tensões, que irão exigir tanto da aeronave quanto dos militares que o operam. O Catar por exemplo tem problemas diplomáticos com o Irã, bem como a Arábia Saudita, prova disso é a frota de caça destes países, que envolvem F-15, Rafales, Eurofighter, Mirage 2000, F-16.

O KC-390 também está inserido dentro da FAB, que irá operar 28 exemplares do avião, sendo que o primeiro foi entregue no dia 4 de setembro ao 1º GTT (Esquadrão da FAB responsável por operar a aeronave), sediado em Anápolis-GO, na ALA 2.

Além da Brasil, outra nação que encomendou o KC-390 foi Portugal, com 5 unidades.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.