O Presidente-Executivo da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider concedeu uma entrevista ao site Flight Global e falou sobre suas expectativas otimistas para o KC-390, Super Tucano e demias projetos da empresa.
Começando pelo Super Tucano, Schneider destacou a venda de seis A-29 Super Tucanos para a força aérea das Filipinas. As aeronaves partiram aqui do Brasil e realizaram diversas escalas até chegar ao destino final. Alguns lugares onde as aeronaves passaram foi o Portugal, Malta, Egito, Emirados Árabes Unidos, Índia, dentre outros lugares.
“Foi um esforço realmente grande, porque você tem que cruzar o mundo muitos países afetados (Covid-19), sinalizou Scheneider. “Alguns foram fechados, exigiram autorizações especiais, licenças especiais. Mas foi um grande esforço de equipe. Claro, custou mais em termos de energia e em termos de recursos, mas estávamos lá”, destacou.
KC-390 Millennium:
No cenário do KC-390 Millennium o presidente do setor de defesa da Embraer destacou a venda de dois Kcs-390 para a Hungria e reforçou que a Embraer consegue fazer suas vendas sozinhas.
“Tenho certeza de que o avião terá sucesso e, com ou sem a Boeing, podemos administra-lo muito bem e ir em frente e vender o avião em todos os continentes. O avião vai voar em todos os continentes, é uma questão de tempo”, comentou Jackson Schneider.
Além da venda para a Hungria o KC-390 também foi comprado por Portugal, que será cinco unidades da aeronave, sendo que a primeira já está em construção no Brasil.
Só no Brasil serão 28 unidades da aeronave, três já foram entrgues e estão operando a partir da ALA-2, em Anapólis-GO.
A Embraer segue confiante em relação as vendas d KC-390 para a Argentina, República Tcheca, Chile, Colômbia e para a empresa SkyTech, interessada na versão civil da aeronave.
Gripen F-39E/F:
O Gripen F-39E/F também estava na pauta de Schneider durante a entrevista, até mesmo porque a Embraer tem uma grande participação no desenvolvimento e produção do caça.
Das 36 unidades encomendadas pela FAB em 2013, 13 serão produzidos na Suécia, oito começam ser produzidos na Suécia e são finalizados no Brasil e por fim 15 serão totalmente construídas no país.
O primeiro exemplar brasileiro já fez sua rodada de testes na Suécia e agora está fazendo mais testes no Brasil. O F-39E FAB 4100 está no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, localizado na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).
Neste centro serão conduzidos os testes que foram iniciados na Suécia. Estes testes vão garantir a certificação do mesmo, além do aprendizado e investimento no futuro caça da FAB.
A partir do final 2021 as primeiras quatro unidades operacionais do Gripen chegam para Força Aérea Brasileira. As 36 unidades do F-39E/F ficarão sediadas na ALA-2, em Anápolis-GO e serão operadas pelo 1º GDA e pelo 1º/16º Grupo de Aviação, Esquadrão Adelphi.
A Embraer está ajudando a SAAB em relação a possível venda dos caças Gripens E/F para a Colômbia que quer substituir sua frota de caças israelenses IAI Kafir.
“A SAAB está à frente desta campanha e estamos ajudando no que for preciso, mas o líder desta campanha é a SAAB. Assim que tivermos a linha de montagem final em Gavião Peixoto, ela poderá ser usada não só para aviões brasileiros, mas para aviões de outros países”.
Embraer STOUT:
Por fim Schneider falou sobre o projeto do avião híbrido STOUT que vai ser produzido pela Embraer e empregado pela FAB.
Em 2019 foi assinado um memorando entre a FAB e a Embraer Defesa & Segurança que visa um futuro desenvolvimento de uma aeronave leve para transporte de cargas e passageiros para a substituição dos C-95 e C-97 (Bandeirante e Brasília).
- O futuro STOUT (nome da aeronave em desenvolvimento) tem as dimensões equivalentes ao do C-97 Brasília;
- Propulsão híbrida;
- Alcance de 2.425 Km;
- Veloz e capacidade de operação em pistas curtas e não pavimentadas;
- Porta traseira para transporte de cargas e descargas com pallets, bem como transporte de veículos;
- Lançamento de paraquedistas (24) e transporte de 30 soldados;
- Possível conversam para transporte VIP;
Fonte de apoio: Flight Global/ Edições: Aeroflap