F-35A da JASDF ( Força de Auto Defesa do Japão Foto: JASDF

Em visita oficial ao Japão o presidente dos EUA, Donald Trump disse que o Japão irá comprar 105 caças F-35 fabricados em território norte-americano.

Assim que essas unidades do F-35 chegarem ao país do ‘sol nascente’, o Japão será a segunda nação com mais números de F-35, ficando apenas atrás dos EUA.

Vale ressaltar que o Japão já tem algumas unidades do F-35, algumas delas fabricadas no próprio país asiático sob administração da empresa Mitsubishi Heavy Industries, o Japão também faz parte do Programa F-35, que inclui demais nações como a Itália, Israel dentre outras.

“Os Estados Unidos apoiam os esforços do Japão para melhorar suas capacidades de defesa e, nos últimos meses, enviamos a eles uma grande quantidade de equipamentos militares”, disse o presidente Trump.

Até dezembro passado a fabricante do caça já havia entregue 264 aeronaves de produção. O Japão fez um pedido de compra em 2011, neste pedido havia 42 unidades da versão A do F-35 Lightning II. Já em 2018 o Japão aumentou o pedido de F-35A e incluiu 42 da versão B com capacidade STOV (pouso e decolagem na vertical).

F-35A da JASDF. (Foto by Kazuhiro NOGI / AFP)

O cenário envolvendo o F-35A da JASDF (Força de Auto Defesa do Japão), já conta com um acidente com um caça F-35A, aeronave caiu em abril e desde então o piloto não foi encontrado. A aeronave acidentada foi a primeira ser construída em solo japonês.

Aos poucos o Japão via introduzindo o F-35 em sua Força de Auto Defesa, exemplo disso é o planejamento de trocar os antigos caças RF-4 Phantom II de reconhecimento pelo caça de quinta geração.