Presidente russo Pution e o colega turco Erdogan na Maks 2019- Foto: United Aircraft Corporation

A abertura da MAKS contou com a presença do presidente russo Vladimir Putin, e do presidente turco, Tayyip Erdogan. O líder da Turquia conheceu a feira aeronáutica russa e alguns equipamentos como o caça russo de 5º geração SU-57 e o SU-35.

A Rússia e a Turquia estão aumentando os laços comercias dentro do seguimento de defesa, prova disso foi a compra do Sistema de Mísseis Russo, S-400 por Ancara.

Na feira de Maks o presidente turco pode ver de perto o caça SU-57 e em um momento de distração falou: “Então agora nós vamos comprar este?” (Referindo-se ao SU-57), e o presidente Putin respondeu, “Você poderia”.

“Conversamos sobre a cooperação no Su-35 e até mesmo sobre possíveis trabalhos no novo avião Su-57”, disse Putin à agência de notícias estatal russa TASS.

Uma outra aeronave que foi visitada pelos dois presidentes foi o SU-35, que já havia sido oferecido a Turquia pela Rússia. O caça multi-função da 4º geração plus, tem uma boa autonomia, poder de fogo, cobertura radar e a tradicional manobrabilidade dos caças russos.

Presidente russo Putin e o turco Erdogan escutam explicação de piloto de caça SU-57- Foto: United Aircraft Corporation

A discussão da compra do SU-35 veio após os EUA vetarem a venda do caça de 5º geração F-35 para a Turquia, devido a escolha dos turcos pelos sistema S-400. A Turquia já tinha dois F-35A prontos nos EUA e seus pilotos estão no país fazendo cursos do caça stealth norte-americano.

“A produção conjunta [da S-400] é um passo importante nas relações com a Rússia”, disse o presidente Erdogan à TASS.