Prestes a estrear no transporte exclusivo de cargas, GOL dá detalhes das novas operações

GOL Mercado Livre 737-800 BCF
Foto: Maria Eugênia Monteiro

Em um novo marco nos seus 21 anos, a GOL Linhas Aéreas se prepara para estrear as suas operações com aeronaves exclusivamente cargueiras.

Durante um evento realizado na manhã de hoje (23), no aeroporto de Congonhas (SP), a companhia aproveitou para dar mais detalhes sobre a nova parceria e as suas estratégias operacionais no mercado de cargas. 

Com a chegada do primeiro 737-800 BCF (Boeing Converted Freighters), a GOL aérea aproveita o momento em que o setor de e-commerce está aquecido para agilizar e formalizar a parceria com o Mercado Livre em um contrato de longo prazo firmado em abril deste ano.

Parte de um investimento de R$ 17 bilhões do Mercado Livre no Brasil, a GOL espera fechar o ano com mais duas aeronaves cargueiras, agilizando o envio de mercadorias para regiões pouco atendidas, com ênfase no Norte, Nordeste e Centro-oeste.  

“Os primeiros voos terão como destino as cidades de Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Teresina (PI), onde o prazo atual de 4 dias cairá para apenas 1, considerando cargas armazenadas em Fulfillment. Vamos reduzir o tempo de entrega em até 80%. Esta é a concretização de nosso propósito de entrega rápida e democratização do comércio para todo o país”, comemora Fernando Yunes, vice-presidente Sênior e líder do Mercado Livre no Brasil. 

Os aviões destinados à operação fazem parte da frota atual da GOL e passam por um processo de conversão para cargueiros, designados como 737-800 BCF. Estas são as aeronaves de carga mais eficientes operando no mercado aéreo brasileiro, com capacidade de 24 toneladas.

Todas as aeronaves terão a identidade visual do Mercado Livre, aplicada pela GOL Aerotech, unidade de negócios da Companhia especializada em manutenção, reparos e revisões de aeronaves e componentes, a maior da América Latina, sediada em Confins-MG. A unidade está em processo de certificação para executar integralmente as conversões dos próximos aviões desta parceria até o ano que vem.

Curiosamente, apesar de parecer algo simples, a conversão de uma aeronave de passageiros para cargas dura em torno de 90 dias, processo em que consiste em adaptar a fuselagem para uma porta para o recebimento de cargas, incluindo a retirada das poltronas e instalação padronizada para o transporte dos pallets. 

Com winglets, novos motores CFM 56 e modificações em aviônicos e na estrutura, o novo 737-800 BCF, oficialmente convertido para cargueiro pela Boeing, é capaz de carregar até 23,9 toneladas de carga. As modificações deixam o avião com um consumo 15% menor em comparação com um 737-400F.

O avião pode levar essa carga de 24 toneladas distribuída em 11 pallets de tamanho padrão e um de tamanho reduzido, na traseira da aeronave, todo o interior é modificado para aliviar o peso da aeronave.

Os dois porões de carga da aeronave também estão disponíveis, com cerca de 30% do volume de carga do deck principal.

O peso máximo de decolagem desta aeronave é de 79 toneladas, e seu alcance máximo de 4790 quilômetros, quando está transportando 20,7 toneladas.

 

Com informações: GOL Linhas Aéreas

 

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Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


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