Itapemirim PS-ITA
Foto: Itapemirim/Divulgação

Conforme publicamos na última quinta-feira (13), duas aeronaves da Itapemirim deixarão o Brasil com destino ao Arizona, nos Estados Unidos. Entretanto, a primeira de duas aeronaves está realizando o voo de translado neste exato momento (clique aqui para acompanhar o voo), trata-se de um Airbus A320 de matrícula PS-ITA.

Além do PS-ITA, outro A320 de matrícula PS-SFC também deixará o Brasil com o mesmo destino. Ambas as aeronaves são de propriedade da DCAL 2 Leasing Limited e realizarão um “translado para uma base onde a aeronave será armazenada” aeroporto internacional de Tucson, nos Estados Unidos.

A notícia veio à tona após o Portal Congresso em Foco obter com exclusividade um ofício da ANAC encaminhado ao deputado Roman (Patriota-PR) sobre o envio das aeronaves programado para o dia 17 de janeiro em um primeiro momento.

Continua depois do anúncio

Além disso, para que o envio das aeronaves aos Estados Unidos fosse concedido pela ANAC, tanto o PS-SFC quanto o PS-ITA realizaram uma inspeção na TAP Maintenance & Engineering (TAP M&E) no Galeão. Curiosamente, a Digex também fazia a manutenção dos aviões da ITA no Brasil

Por outro lado, a assessoria de imprensa da Itapemirim Transportes Aéreos afirma que o envio das aeronaves aos Estados Unidos se trata para a realização de manutenção das mesmas pelo fato da TAP M&E estar encerrando as suas atividades no Brasil.

Apesar dos rumores sobre uma possível devolução das aeronaves, ainda não se sabe se o voo aos Estados Unidos de fato significa a devolução em definitivo, já que o aeroporto internacional de Tucson é bastante utilizado para o armazenamento e preservação para aeronaves que estão fora de uso graças ao seu clima predominantemente quente.

Continua depois do anúncio

Com informações: Congresso em Foco