A primeira aeronave equipada com o novo sistema integrado de comunicações a bordo FalconConnect da Dassault, um Falcon 2000LXS, foi adaptada pela Dassault Aviation.

O FalconConnect é um pacote de serviços abrangentes de comunicações em voo projetado para fornecer conectividade contínua para passageiros e tripulação, simplificando o uso de dados a bordo, controle de faturamento e suporte técnico.

A Dassault anunciou que, após a validação funcional, a FalconConnect estará disponível até o final do ano, como atualização de pós-venda para todas as aeronaves Falcon em serviço com roteadores compatíveis. O serviço também estará disponível em novas aeronaves Falcon a partir do primeiro trimestre de 2019.

“À medida que o ritmo da tecnologia de comunicações se acelera e sua complexidade aumenta, estamos comprometidos em tornar a operação dessas tecnologias o mais fácil possível”, disse Olivier Villa, Vice-presidente Executivo Sênior de Aviação Civil da Dassault Aviation.

“Em parceria com a Honeywell / GoDirect, conduzimos um amplo desenvolvimento e testes para avaliar e selecionar as ofertas de conectividade mais confiáveis, flexíveis e de melhor valor para cockpits, cabines de passageiros e serviços terrestres. O resultado é o FalconConnect, uma solução simples e contínua para requisitos de conectividade onboard”.

O pacote de serviços de comunicação FalconConnect fornece uma seleção de:

• Comunicações de segurança do cockpit, como FANS (Future Air Navigation System) e ACARS (Aircraft Communications Addressing and Reporting System);

• Serviços de comunicação via satélite de alta velocidade para banda Ka, Ku e L-band para conectividade de cabine de passageiros, incluindo videoconferência em tempo real, voz sobre IP, navegação na internet e e-mail;

• Redes terrestres 3G e 4G;

• Compatibilidade com terceiros para EFB (Electronic Flight Bag), ATG (Air To Ground) e outros serviços.

 

Graças ao FalconConnect, os operadores de aeronaves Falcon não precisam mais entrar em contato com vários provedores de serviços para comunicações via satélite. O novo serviço fornece um único ponto de contato para hardware, instalação de rede, solução de problemas e gerenciamento de custos, incluindo acesso imediato ao consumo de dados por meio do portal FalconConnect.

Para operadores com diferentes tipos de operações de voo, o serviço FalconConnect Access permite o faturamento por voo, por número de cauda da aeronave ou por dispositivo, e pagamento via cartão de crédito ou voucher.