A TAP batizou, esta quarta-feira, um dos seus novos Airbus A330neo, com a matrícula CS-TUA, com o nome “D. Maria I”, em homenagem à que é considerada a primeira rainha reinante em Portugal.

D. Maria I, filha primogênita de D. José I, recebeu o título de Princesa do Brasil quando o pai, foi aclamado rei, em 1750. O avião que a homenageia integra a frota do Longo Curso da Companhia, voando assim também para o destino que lhe conferiu o título de princesa – o Brasil – até à sua aclamação como rainha, em 1777.

O reinado de D. Maria I ficou marcado pela aposta na cultura e na ciência com o envio de missões científicas para o Brasil e para África, em países como Angola, Cabo Verde e Moçambique. Bem como, pela aposta na educação através da criação e dinamização de instituições como a Academia Real das Ciências, a Academia de Marinha, a Biblioteca Publica, a Casa Pia, entre outras.

Foto – TAP

A primeira vez que o avião “D. Maria I” atravessará o Atlântico foi nesta última quarta-feira (31/07), no TP259 com destino a Toronto, no Canadá.

O novo avião batizado de “D. Maria I” junta-se assim a outras personalidades da História de Portugal já homenageadas pela TAP na sua frota do Longo Curso, tais como D. João de Castro, D. Francisco de Almeida, D. Maria II, João Vaz Côrte-Real, João XXI, entre muitos outros.