Na tarde desta sexta-feira (11/01) em Toulouse, na França, voou pela primeira vez uma aeronave Airbus A330-900neo que será entregue para a Azul Linhas Aéreas. O voo inaugural durou cerca de uma hora e trinta minutos.

O avião ainda deve passar por mais testes na fábrica da Airbus, em Toulouse, e depois será encaminhado para o Centro de Entregas, onde a companhia pode aceitar (ou não) receber a aeronave em sua frota.

Em nota ao Portal Aeroflap a Azul disse: “A Azul espera receber sua primeira aeronave A330-900neo até o fim do primeiro semestre de 2019.”

No Brasil esse A330-900neo receberá a matrícula PR-ANZ e, como sempre, deverá ser nacionalizado em Confins (MG).

As fotos abaixo são de Clément Alloing, diretamente do Twitter.

A pintura foi concluída em julho e é bem semelhante a que já equipa os A330 aqui do Brasil, o grande diferencial é a máscara na janela do cockpit que agora virou item de série para o modelo A330neo, assim como no A350. 

Atualmente a Azul opera com sete aviões A330-200 na sua frota, configurados com 272 assentos. O A330neo da Azul será configurado com 302 assentos, representando um acréscimo de 30 assentos na oferta e um menor custo por assento devido aos novos motores.

A Airbus entregou recentemente o primeiro A330-900neo para uma companhia aérea, que já está na frota da TAP Air Portugal realizando voos entre Guarulhos e Lisboa (Portugal).

 

O Airbus A330neo

Equipado com motores Rolls-Royce Trent 7000, o A330neo é oferecido às companhias aéreas em duas versões. Com acomodação para 257 passageiros (A330-800neo) e 287 passageiros (A330-900neo).

O Trent 7000 da Rolls-Royce é o único motor disponível para o A330neo, com o dobro da relação de bypass do Trent 700 que alimenta o A330ceo, a Rolls-Royce disse que o Trent 7000 reduz o consumo de combustível em até 10%, com todas as alterações a redução deverá ser de 15%, em relação à geração anterior.

O A330neo também é equipado com o novo interior Air Space da Airbus, preparado exclusivamente para essa nova geração do A330neo.

A Airbus já registrou 235 pedidos firmes para o A330neo. No Brasil a Azul encomendou 5 unidades do A330-900neo.