Na tarde desta sexta-feira (11/01) em Toulouse, na França, voou pela primeira vez uma aeronave Airbus A330-900neo que será entregue para a Azul Linhas Aéreas. O voo inaugural durou cerca de uma hora e trinta minutos.
O avião ainda deve passar por mais testes na fábrica da Airbus, em Toulouse, e depois será encaminhado para o Centro de Entregas, onde a companhia pode aceitar (ou não) receber a aeronave em sua frota.
Em nota ao Portal Aeroflap a Azul disse: “A Azul espera receber sua primeira aeronave A330-900neo até o fim do primeiro semestre de 2019.”
No Brasil esse A330-900neo receberá a matrícula PR-ANZ e, como sempre, deverá ser nacionalizado em Confins (MG).
As fotos abaixo são de Clément Alloing, diretamente do Twitter.
The first @Airbus #A330neo #A330 for @azulinhasaereas performing first #flight today at #Toulouse !! #Flyazul #Azul #avgeeks #avgeek @zeTravelersClub @Aeroflap @aero_in @AeroNews @NewsAirbus pic.twitter.com/wJz2QrEi5u
— Clément Alloing (@CAlloing) 11 de janeiro de 2019
A pintura foi concluída em julho e é bem semelhante a que já equipa os A330 aqui do Brasil, o grande diferencial é a máscara na janela do cockpit que agora virou item de série para o modelo A330neo, assim como no A350.
Atualmente a Azul opera com sete aviões A330-200 na sua frota, configurados com 272 assentos. O A330neo da Azul será configurado com 302 assentos, representando um acréscimo de 30 assentos na oferta e um menor custo por assento devido aos novos motores.
A Airbus entregou recentemente o primeiro A330-900neo para uma companhia aérea, que já está na frota da TAP Air Portugal realizando voos entre Guarulhos e Lisboa (Portugal).
O Airbus A330neo
Equipado com motores Rolls-Royce Trent 7000, o A330neo é oferecido às companhias aéreas em duas versões. Com acomodação para 257 passageiros (A330-800neo) e 287 passageiros (A330-900neo).
O Trent 7000 da Rolls-Royce é o único motor disponível para o A330neo, com o dobro da relação de bypass do Trent 700 que alimenta o A330ceo, a Rolls-Royce disse que o Trent 7000 reduz o consumo de combustível em até 10%, com todas as alterações a redução deverá ser de 15%, em relação à geração anterior.
O A330neo também é equipado com o novo interior Air Space da Airbus, preparado exclusivamente para essa nova geração do A330neo.
A Airbus já registrou 235 pedidos firmes para o A330neo. No Brasil a Azul encomendou 5 unidades do A330-900neo.
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.