Decolagem de um caça Gripen- Foto: SAAB

A Embraer informou ontem (04/04), durante a LAAD Defense & Security que está acontecendo essa semana no Rio de Janeiro, que o primeiro caça Gripen NG (ou F-39 como será chamado dentro da FAB) produzido no Brasil será entregue a FAB em 2024.

As 15 unidades do caça que serão construídas no Brasil, serão produzidas na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto- SP. O trabalho de produção dos caças terá observadores da SAAB, e os caças Gripens produzidos na Suécia terão observadores da Embraer.

Ontem a FAB e a Embraer anunciaram que o primeiro caça Gripen NG da FAB , que está sendo produzido na Suécia, deverá fazer o primeiro voo em agosto deste ano.

Mock up 9maquete, em tamanho real do Gripen NG que está previsto ser entregue a partir de 2021- Foto: FAB

Vale ressaltar que uma parte dos 36 caças será construída na Suécia, e outra parte no Brasil. Isso faz parte do acordo de transferência de tecnologia, onde mentes brasileiras podem ter acesso à tecnologia do caça e incluir tecnologia brasileira. Um exemplo é o caso do cockpit que é idealizado pela empresa AEL, que produzirá um painel único no cockpit do caça, facilitando o trabalho dos pilotos.

A base aérea que receberá os 36 novos caças pertencentes a 4º ++ será a Ala 2 em Anápolis-GO, onde é fica sediado o 1º GDA, cuja principal missão é a proteção do planalto central, sobretudo a capital federal, Brasília.