O primeiro avião militar brasileiro KC-390 encomendado pela Força Aérea Portuguesa (FAP), realizou com sucesso a sua primeira corrente elétrica para o funcionamento de todos os sistemas elétricos da aeronave.
A energização foi realizada no dia 21 de setembro em Gavião Peixoto na fábrica da Embraer, o procedimento foi realizado com os engenheiros e profissionais do programa KC-390, além de uma equipe da Força Aérea Portuguesa que é composta por pilotos, mecânicos e engenheiros.
A equipe militar portuguesa deslocada para Gavião Peixoto na fábrica da Embraer está acompanhando todo o processo de montagem do novo avião militar de Portugal. Além disso, a equipe irá acompanhar todos os testes em solo e em voo do novo KC-390 Millennium.
O acompanhamento também serve para que os novos operadores possam avaliar os mecanismos utilizados na aeronave, as configurações preteridas tanto para a operação como para o armamento.
O processo de energização é um dos últimos processos antes da realização da bateria de testes com o avião em voo.
Militares portugueses já iniciaram o treinamento
Quatro tripulantes da Força Aérea Portuguesa – dois pilotos e dois mecânicos – estão desde o dia 14 de setembro na Base Aérea de Anápolis (Ala 2) da Força Aérea Brasileira, onde estão recebendo a formação para operar o Embraer KC-390 Millennium.
Como informado na última terça-feira (21) pela FAP, esta será a primeira tripulação a ser qualificada na aeronave adquirida pelo Estado Português e que vai equipar a Força Aérea Portuguesa (FAP). A formação, ministrada pelo 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), o Esquadrão Zeus, compreende as componentes teórica e prática do KC-390 Millenium. O 1º GTT recebeu seu primeiro KC-390 em 2019 e hoje possui quatro aeronaves em serviço.
A cooperação bilateral entre os dois países fica fortalecida pela partilha de experiências. Enquanto a FAP adquire conhecimentos com a experiência acumulada da FAB naquela aeronave, estes beneficiam da experiência lusa no transporte aerotático, destaca a FAP.
Em julho de 2019, Embraer e Portugal, que já era parceiro no desenvolvimento da aeronave, assinaram um contrato avaliado em 827 milhões de Euros para o fornecimento de cinco KC-390 que deverão substituir os C-130 Hércules do país Europeu. A primeira entrega deverá ocorrer por volta de 2023 e a última em 2027.