Primeiro exercício da OTAN com o Boeing P-8 Poseidon da RAF

Boeing P-8 Posidon da RAF- Foto: RAF

A mais nova aeronave antissubmarina da RAF participou de um exercício de treinamento multinacional pela primeira vez desde que chegou ao Reino Unido em fevereiro.

Exercício da OTAN O Dynamic Mongoose viu pessoal do Esquadrão CXX unir navios, submarinos e aeronaves de seis países para aprimorar a guerra anti-submarina (ASW) e as habilidades de guerra anti-superfície com a nova aeronave Poseidon MRA1 (P-8) no desafiador Atlântico Norte.

O vice-almirante Keith Blount, comandante do Comando Marítimo Aliado da OTAN, disse: “Os exercícios de hoje aproveitam as oportunidades para que a OTAN e os países aliados aprimorem as habilidades de combate, concentrando-se nas capacidades de ponta. O Mongoose dinâmico garantirá que continuemos preparados para operações em paz, crise e conflito. ”

A localização e o rastreamento de um submarino requerem uma coordenação estreita entre navios e aeronaves, e o Dynamic Mongoose focou em submarinos movidos a energia nuclear em uma caixa de 200 a 200 milhas quadradas de oceano náutico.

Primeiro P-8 Poseidon do Reino Unido- Foto: Boeing

O capitão da RAF Poseidon que voou na missão disse “Trabalhamos em estreita colaboração com outras aeronaves de patrulha marítima na área para rastrear vários alvos simulados, transmitindo essas informações de volta ao grupo de tarefas na superfície.

“A comunalidade entre plataformas, juntamente com táticas, treinamento e procedimentos compartilhados, significa que, quando fazemos isso de verdade, somos capazes de localizar, identificar e rastrear rapidamente alvos sob as ondas”.

Em uma tentativa, usando o sofisticado conjunto de sensores instalado na aeronave, um RAF Poseidon lançou ataques simulados dentro de 10 minutos após assumir o contato de um Poseidon da Marinha dos EUA. Essa tropa também ofereceu à tripulação do CXX Squadron a oportunidade de praticar comunicações, comando e controle com aliados da OTAN e direcionar ataques simulados a um submarino por embarcações navais.


Close frontal do primeiro P-8A Poseidon da RAF- Foto: RAF

Essa participação no exercício, em um nível tão complexo e desafiador, é a mais notável, considerando que a RAF só recebeu seu primeiro Poseidon MRA1 no Kinloss Airfield no início de fevereiro. Duas aeronaves Poseidon irão operar fora de Kinloss enquanto as obras da pista são realizadas na RAF Lossiemouth , programada para ser concluída ainda este ano.

Fonte: RAF

DEIXE UMA RESPOSTA