Primeiro Gripen E da Suécia cumpre voo inaugural com sucesso

Gripen E- Foto:/Divulgação: SAAB

O primeiro Gripen E que será direcionado para a Força Aérea da Suécia já está voando, a aeronave cumpriu recentemente seu voo inaugural, realizado em Linkoping, na Suécia.

O voo foi conduzido pelos pilotos da Saab Försvarets Materielverk e Henrik Wänseth, que cumpriram um voo com algumas horas de duração

O novo caça já tem dois locais definidos para uso, um deles é a própria Força Aérea Sueca que terá 60 exemplares do caça e também a FAB, que terá primeiramente 36 unidades do Gripen NG, como também é conhecido.

A Saab conseguiu cumprir a meta de ter cinco caças Gripen E/F operacionais para a campanha de testes, sendo que uma aeronave será direcionada para a Força Aérea Brasileira.

Um dos destaques do Gripen Sueco é a o display WAD, produzido no Brasil e que equipa o cockpit do caça como o único local para ter informações de missão, pilotagem e sobre as condições da aeronave, adotando o melhor estilo Glass Cockpit. O display único foi desenvolvido no Brasil através da Elbit Systems, como colaboração para o programa do Gripen.

 

DEIXE UMA RESPOSTA