Conforme vem sendo planejado pela Saab e foi informado pela reportagem do Fantástico sobre o Gripen do Brasil. O primeiro Gripen F-39 da FAB deverá fazer seu voo inaugural ainda neste mês de agosto, marcando assim um longo período de espera, mas também de muitos estudos tanto da parte sueca como brasileira.

Após este primeiro voo vários testes vão acontecer com o caça para que todas as certificações de segurança sejam alcançadas. 

Gripen NG (Mock Up). Os primeiros caças chegarão ao Brasil em 2021. Foto: FAB

Com os devidos testes concluídos espera-se que esse primeiro caça seja entregue a FAB em 2021. Também está previsto para esse mesmo ano o início da construção dos caça F-39 em território nacional e a dada prevista para que estes sejam entregues a FAB no ano de 2024. Outros três Gripens NG destinados a Força Aérea Sueca já fizeram seus primeiros voos e estão em fase de teste.

Linha de produção do SAAB Gripen E. Foto: SAAB

O investimento na produção do caça tem como principal carro-chefe a transferência de tecnologia. A presença de pilotos e engenheiros brasileiros na Suécia são uma prova disso, bem como a participação de empresas brasileiras na construção do caça também fazem parte disso.

Tla WAD da AEL Sistema no protótipo brasileiro do Gripen E

Os Gripens NG (ou F-39, dentro da FAB), terão uma tela WAD de fabricação nacional pela AEL Sistemas, nessa tela as principais informações de voo do caça, bem como questões de armamento estão a amostra do piloto e com maior facilidade de acesso.

Ainda em relação a tela WAD ocorrerá uma transferência inversa de tecnologia, isso porque a Força Aérea Sueca que também terá o Gripen F-39 se interessou pelo sistema de display da AEL Sistemas.