Caça Dassault Rafale da IAF

O primeiro lote de cinco caças Rafale pertencentes à IAF (Força Aérea da Índia) partiram hoje (27/07) da Base Aérea de Bordeaux-Merignac, França, para a Índia.

Até chegar ao seu destino final os caças irão percorer uma distância de 7.000 km entre as duas nações. Contudo, os aviões farão um reabastecimentos em voo e uma parada técnica nos Emirados Árabes Unidos. Esse voo serve inclusive como prova para o novo caça que irá equipar a já bem equipada IAF.

O acordo de venda entre a França e a Índia foi assinado em 2016, por US$ 8,8 bilhões o governo indiano comprou 36 unidades do caça.

Caça Rafale da IAF- Foto: Divulgação: Dassault

A entrega das aeronaves deverá ser concluída em 2021. No entanto, antes da entrega final alguns caças ficarão na França para que sejam feitos treinamentos entre os pilotos indianos com oa ajuda de pilotos da França. Entretanto, o primeiro caça foi entregue aos militares indianos em outrubro do ano passado.

Além da Índia, apenas o Egito, o Catar e a própria França operam o caça francês de geração 4º plus. O Brasil quase chegou a adquirir 36 lotes do caça, mas o sueco SAAB Gripen NG venceu a concorrência. O primeiro caça Gripen F-39 deverá ser entregue à FAB em 2021.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA