Primeiro-ministro da Rússia visita fábrica
Foto: Divulgação

Ontem (23) o primeiro-ministro da Rússia Mikhail Mishustin visitou a filial IL-VASO da United Aircraft Corporation durante sua viagem de trabalho à região de Voronezh. O primeiro-ministro inspecionou a oficina de montagem final, onde agora estão localizados os aviões IL-96, e conversou com os trabalhadores da fábrica.

A Fábrica de Aeronaves Voronezh é a única empresa no país que tem competência para construir aeronaves de passageiros de fuselagem larga de longo curso. O projeto IL-96 agora fornece a maior parte da carga de trabalho do VASO.

A empresa também participa de outros programas civis de UAC, como SSJ100, MS-21 e IL-114, produzindo pilones, naceles de motores, elementos de cauda e asas. A ampla cooperação de fabricantes russos de sistemas e equipamentos de aviação, muitos dos quais são membros da Rostec State Corporation, foi demonstrada ao primeiro-ministro.

Continua depois do anúncio

O Primeiro-Ministro visitou ainda a estação de testes de voo, onde embarcou num novo avião russo de médio alcance MC-21-300 e percorreu a sua cabine de passageiros, que é particularmente confortável devido à fuselagem mais larga em comparação com outras aeronaves deste segmento. No sábado (22), o MC-21-300 voou do Aeroporto Ramenskoye (Zhukovsky) para Voronezh.

Vale ressaltar que no final de dezembro o MC-21-300 recebeu um certificado de tipo da Agência Federal de Transporte Aéreo. O fornecimento desses aviões para a Rossiya Airlines está programado para começar este ano.

Após uma visita às instalações de produção, foi realizada uma reunião sobre o desenvolvimento de aeronaves civis e a renovação da frota de aviação civil da Rússia.

Continua depois do anúncio

Entre as principais tarefas delineadas pelo primeiro-ministro da Rússia estava aumentar a participação de aeronaves russas na frota das maiores companhias aéreas do país para 30% nos próximos nove anos. Ao mesmo tempo, o ritmo de construção de aeronaves civis na Rússia deve ultrapassar cem unidades por ano em cinco anos.

De acordo com Mikhail Mishustin, isso permitirá que a United Aircraft Corporation aumente a participação de produtos de alta tecnologia para 50% até 2030.

“É importante que as aeronaves russas sejam confiáveis ​​e competitivas. Esta é outra tarefa estratégica que o Presidente nos estabeleceu. O financiamento necessário é atribuído. O orçamento federal de três anos prevê mais de 122 bilhões de rublos como parte do programa estadual para o desenvolvimento da indústria da aviação”, disse o primeiro-ministro.

Continua depois do anúncio

Oleg Bocharov, o vice-ministro da Indústria e Comércio da Rússia, fez o discurso principal. Ele falou sobre a implementação dos principais programas civis.

Com base nos resultados da reunião, Mikhail Mishustin instruiu os órgãos competentes a preparar sugestões sobre a ampliação dos mecanismos de apoio estatal à indústria de aeronaves civis direcionadas à renovação da frota das companhias aéreas. Outra instrução dizia respeito aos desenvolvedores de componentes domésticos.

“O Ministério da Indústria e Comércio, juntamente com colegas da Rostec, precisa realizar uma análise abrangente e inventário com componentes de substituição de importação para MС-21 e Superjet. Por favor, avalie a prontidão dos desenvolvedores e fabricantes para o fornecimento em série desses componentes e equipamentos, levando em consideração o volume necessário para organizar a produção programada de aeronaves e, mais importante, o serviço pós-venda”, concluiu o Primeiro-Ministro, dirigindo-se aos participantes da reunião.

Continua depois do anúncio

 

Via: Rostec