Advertisement

Primeiro voo de um jato Cessna Citation completa 50 anos

A Cessna está comemorando hoje (18/09) os 50 anos do primeiro voo de um jato executivo da linha Citation, que até os dias atuais é comercializada pela empresa norte-americana, em outras versões.

O primeiro voo foi realizado pelo protótipo do Citation 500, que decolou do aeroporto municipal de Wichita, atual Wichita Dwight D Eisenhower, no dia 15 de setembro de 1969.

A aeronave cumpriu um voo de uma hora e 45 minutos, checando os sistemas básicos de uma aeronave que só necessitava de dois pilotos, em uma época que muitos jatos ainda demandavam a presença do engenheiro de voo.

A certificação dos EUA foi concedida em setembro de 1971, com as primeiras entregas ocorrendo em janeiro de 1972.

Na época era possível adquirir um Citation 500 I por US$ 695.000. O jato perdia em desempenho para o famoso Learjet, mas prometia uma melhor cabine para seis passageiros. A velocidade máxima era de 650 km/h, enquanto o alcance máximo era de 2430 km.

Desde então a Cessna já fabricou mais de 7500 jatos executivos da família Citation, em diversos modelos diferentes, mudando a fuselagem, motores, aviônicos e desempenho. Atualmente um Cessna Latitude em nada lembra o antigo Cessna Citation 500 I.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aviação Geral, Executiva, Notícias

Tags: Cessna, Cessna Citation, Citation, Executive, história, Jato executivo