Era um domingo, tradicionalmente um dia de folga… Menos para a Boeing!
Em Everett surgia no céu uma aeronave que mudaria bastante a história da aviação, inclusive atualmente, nascia o 777 que voava, o 777 que praticamente aniquilaria os trimotores e também os quadrimotores. Era a evolução da Boeing pronta para manter o domínio no mercado de jatos widebody durante vários anos.
Depois desse primeiro voo a aeronave passou por um programa de testes para a certificação que durou apenas 11 meses, bem menos que o Boeing 787 fez anos depois, boa parte disso foi devido às tecnologias usadas, que evitou uma inovação gigantesca como aconteceu no 787. A United foi a primeira companhia que usou o avião, em 1995, logo após, na década seguinte, a Varig receberia o primeiro 777-200ER da sua frota.
O desenvolvimento com base em programas de desenho em 3D, como o CATIA, também ajudou na verificação de vários problemas antes da montagem e desenvolvimento físico, incluindo ensaios aerodinâmicos e estruturais, isso possibilitou que poucos erros fossem evidenciados durante o programa de testes.
Os novos motores disponíveis, Rolls-Royce Trent 800, General Electric GE90 e Pratt & Whitney PW4000, também deram uma dose adicional de economia em comparação até mesmo com bimotores da época, diminuindo o custo por passageiro transportado.
Pela primeira vez a Boeing utilizava um sistema de controle Fly-By-Wire, assim como a Airbus, diminuindo a complexidade da aeronave e facilitando a operação pelos pilotos, que contavam agora com comandos mais leves e com feedback, algo que a Airbus não tinha por causa do sidestick.
A fabricante comemorou isso através de uma publicação no Twitter:
#OTD in 1994, the world watched as our #Boeing 777 took to the skies for the first time. The 777 is going strong today and is still loved by airlines and passengers alike. We look forward to seeing the #777X take off from the same runway in Everett, WA in 2019. #avgeek pic.twitter.com/qXG8TN9uqN
— Boeing Airplanes (@BoeingAirplanes) 12 de junho de 2018
Anos depois a Boeing lançou várias outras versões do 777, incluindo uma versão de ultra longo alcance com base no 777-200, a LR, e uma versão com fuselagem estendida e tanques adicionais, a 777-300ER.
Mais de 1540 aeronaves foram fabricadas até o momento, e no total a Boeing recebeu quase 2000 encomendas, contabilizando a versão 777X. Dessa forma o 777 ultrapassou o icônico 747 em número de aviões fabricados.
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.