O novo Air Force One da Força Aérea dos Estados Unidos, que realiza o transporte presidencial, teve seu cronograma oficialmente atrasado.
A informação foi confirmada por um tenente-general da USAF, de acordo com o site Defense One, que fala sobre a entrega das duas aeronaves ainda em 2024, mas com atraso. O motivo é a bancarrota de uma das fornecedoras do projeto.
A GDC Technics deveria fornecer todo o interior VIP do Air Force One, projetado sob medida e atendendo aos requisitos da Casa Branca e da Força Aérea. No entanto, a empresa não cumpriu o prazo de entrega do interior, bem como a instalação do mesmo.
“Obviamente, teremos que olhar para o cronograma [e] pragmaticamente. A Boeing está trabalhando muito, eles identificaram outro fornecedor, vamos transferir o máximo possível do trabalho de interiores”, disse o tenente-general Duke Richardson.
Mesmo enfrentando dificuldades financeiras, a empresa controladora da GDC Technics, a Oriole Capital Group disse que está comprometida fielmente ao projeto do ‘Air Force One’. A Oriole vai estar a frente das tratativas de resolver todos os problemas financeiros da GDC, para que os problemas não afetem o andamento do projeto.
Já a Boeing fala em escolher outro fornecedor para resolver o problema sobre o atraso do Air Force One. A GDC, por sua vez, solicita à Boeing o pagamento de US$ 20 milhões adiantado.
“A Boeing está trabalhando duro, eles identificaram outro fornecedor, vamos transferir o máximo possível do trabalho no interior”, disse Richardson.
No contrato a Força Aérea exige que exige que a empresa, e não o governo, pague por qualquer estouro de custo de construção da aeronave, bem como atrasos.
Em julho de 2018 a Boeing foi contratada por US$ 3,9 bilhões para fabricar dois 747-8 para serem usados como o novo avião presidencial dos EUA, com previsão de entrega para 2024.
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