O Projeto de Lei 10766/18 pretende obrigar a instalação de tomadas de energia nas poltronas dos aviões. A ideia é que seja possível recarregar gratuitamente aparelhos por meio de portas do tipo USB. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

“A medida é necessária em virtude da necessidade tecnológica para realizar ligações ou buscar mapas e mensagens de segurança”, defende a autora do projeto, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO). “Recarregar celulares, tablets e notebooks nos aviões possibilita atender demandas fundamentais, bem como a resolução de pendências profissionais em trânsito, deixando mais horas úteis ao cidadão.

Tomada 110V em um avião da Azul.

Algumas companhias aéreas do Brasil já contam com tomadas 110V ou USB em seus assentos, como a GOL e a Azul. O projeto da deputada, no entanto, não estabelece um prazo para a implementação das tomadas nas aeronaves das companhias aéreas.

 

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Via – Agência Câmara Notícias