Prosseguem os testes com o radar E-SCAN para os caças Eurofighter do Kuwait

Eurofighter Pthoon do Kuwait- Foto: Leonardo

Uma campanha de teste de voo Eurofighter dedicada à configuração escolhida pelo Kuwait, com radar E-SCAN e outras melhorias importantes, é certamente exigente e complexa. Mario Mutti, chefe do projeto de pilotos de teste e padronização da divisão de aeronaves de Leonardo, conta como está indo.

O Leonardo ISPA 6 (Aeronaves de Produção em Série Instrumentada) é o mais avançado avião de teste Eurofighter Typhoon com Radar E-SCAN e ingressou recentemente em outras aeronaves de teste da EF Typhoon após a conclusão bem-sucedida de um importante lay-up em novembro do ano passado.

“A campanha de testes para o novo radar é particularmente exigente – diz Mario Mutti, chefe de pilotos de testes de projetos e padronização da divisão de aeronaves de Leonardo – há necessidade de áreas de trabalho muito grandes e dedicadas, o apoio de outras aeronaves que atuam como” alvos inteligentes “, uma análise de dados pós-voo extremamente precisa que envolve vários locais (na Itália e nos países parceiros) e otimiza as” configurações “do próximo vôo. Um sistema de teste de voo muito complexo. A Força Aérea Italiana contribui com um maneira fundamental: as aeronaves disponíveis em apoio a vôos de teste estão sempre no prazo e oferecem uma capacidade muito consistente, tanto quantitativa quanto em termos de habilidade.Os cenários complexos planejados em voo são possíveis apenas graças à experiência dos pilotos militares e ao nosso protótipo de dois lugares, que permite sinergia, mesmo na cabine, entre piloto de teste e engenheiro de teste de voo “.

Esse programa desafiador foi concluído conforme planejado, apesar das dificuldades criadas pelas condições de pandemia sob as quais as equipes estavam operando; todos os pontos de teste de vôo foram testados e todas as evidências necessárias obtidas para fornecer autorização final no Typhoon do Kuwait. A vantagem tática oferecida pelo Reposicionador de Antena do radar – permite um campo de consideração 50% mais amplo que os sistemas de placas fixas E-SCAN convencionais – era claramente evidente desde os estágios iniciais do desenvolvimento.

“A emergência do COVID não nos impediu, pelo contrário, nos fortaleceu! – continua Mutti – Procedimentos muito rigorosos, sempre em consonância com os protocolos nacionais e corporativos, permitiram-nos operar com uma equipe motivada que desafia as adversidades com muita dedicação e senso. responsabilidade internacional. Na verdade, o compartilhamento internacional é mais difícil e estão sendo feitos esforços para restaurá-lo com a máxima eficácia “.

RAF Eurofighter Typhoon- Foto: RAF

Com os voos acima, o ISPA6 concluiu a campanha geral de Teste de Voo P3Eb, que representa um passo significativo para permitir a entrega do Eurofighter à Força Aérea do Kuwait.

“O Eurofighter é sempre uma excelente plataforma – comenta Mutti com satisfação – e demonstra sua extensa capacidade de desenvolvimento já prevista na fase de projeto. A ergonomia é ainda mais otimizada e o novo radar é perfeitamente integrado a um crescimento geral de capacidades que inclui sensores, armas e cada vez mais avançadas e executando funções ”. 


O Eurofighter Typhoon ISPA 6

ISPA 6 é uma das três aeronaves de teste da EF Typhoon equipadas com o Radar de Varredura Eletrônico fabricado pelo Consórcio EuroRadar, liderado por Leonardo UK em Edimburgo, e atualmente está alocado no EF / NETMA P3Eb (Eurofighter Consortium / NATO Agência de Gerenciamento Eurofighter e Tornado – Pacote de aprimoramentos da fase 3 b) programa de desenvolvimento para realizar testes de voo de entrada em serviço do E-SCAN e fornecer liberação final ao cliente do Kuwait.

Após seu primeiro voo na configuração atual, no final do ano passado, em 3 de março, o ISPA 6 iniciou a chamada campanha de teste de vo

Eurofighter Typhoon- Foto Leonardo

o “E-SCAN XCR # 1” e realizou várias missões concluídas com sucesso em 27 de março. . As primeiras missões foram realizadas em cooperação com as aeronaves de teste IPA2 (aeronaves de produção instrumentada) de Leonardo e as últimas foram realizadas em cooperação com o Eurofighter Typhoons da Força Aérea Italiana.

Recentemente, o ISPA 6 voou para refinar os recursos de Radar do ECCM (Contra-Contramedidas Eletrônicas), enquanto que nos próximos meses realizará voos finais de certificação de liberação de software E-SCAN; em seguida, progredirá para testar outros recursos do software E-SCAN até o final do ano.
 

Fonte: Leonardo

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