Protótipo do avião russo MC-21 sofre falha no trem de pouso durante voo de testes

Foto - Irkut

O 3º protótipo do Irkut MC-21 sofreu recentemente um incidente durante o voos de testes, envolvendo uma falha do trem de pouso da aeronave.

A aeronave teve uma falha no acionamento do trem de pouso nos minutos finais do voo, provavelmente envolvendo uma falha hidráulica, e fazendo o trem de pouso descer por gravidade, travando automaticamente.

Então a aeronave realizou uma aproximação para o Aeroporto de Zhukovsky em Moscou, antes fazendo uma passagem baixa para a conferência dos sistemas, e depois o pouso no local após uma hora de voo.

A fabricante da aeronave, a Irkut, declarou que “vários novos sistemas” foram testados durante a operação e que os testes geralmente envolvem diferentes modos de voo.

Como essa é uma aeronave da frota de testes, considerada um protótipo, esse tipo de incidente pode ocorrer, e os tripulantes são preparados para encarar qualquer tipo de falha na aeronave, que não necessariamente indica que algo no projeto seja ruim.

O Irkut não especificou se uma emergência foi declarada durante o evento. A empresa afirma que uma revisão padrão será realizada para analisar o teste de voo e técnicos, se necessário, ajustarão os sistemas de acordo com os problemas.

O 3º protótipo, de numeração 73054, voou pela primeira vez em 16 de março e foi transferida do centro de montagem em Ulyanovsk para o Moscow Zhukovsky em 13 de maio, com finalidade de realizar testes.


 

O MC-21

O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o 737 MAX 9 e o A321neo, boa parte devido ao projeto novo e com tecnologias bem atuais nos materiais incorporados na aeronave e também nos demais sistemas.

Foto – UAC

O desenvolvimento do MC-21 começou em 2008, quando a Irkut aprovou as primeiras características da aeronave, o primeiro voo do avião estava previsto para 2016, mas alguns atrasos no projeto da aeronave levaram essa data para 2017. Apesar disso a Irkut progride bem com os testes, utilizando da sua experiência anterior com as empresas Sukhoi, Yakovlev e Tupolev, essas três, juntamente com a Irkut fazem parte da UAC.

Ao todo a Irkut tem mais de 185 encomendas, com mais 100 opções de compra para o MC-21, a maior parte de companhias da Rússia, como a Aeroflot. A certificação do MC-21 está prevista para 2018 na Rússia, seguida pela certificação da EASA em 2019, após ganhar o certificado de tipo a Irkut poderá iniciar as entregas do MC-21 para as companhias aéreas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA