Boeing 777X Qatar Airways

A Qatar Airways, que nos últimos meses está com um trabalho intenso de expansão da parte cargueira, declarou nesta última terça-feira (06) o interesse por mais um avião.

Além do comprometimento com o avião de passageiros, a Qatar Airways declarou que também tem um interesse na possível versão cargueira do Boeing 777X.

Por enquanto não há planos da Boeing lançar uma versão cargueira do 777X, mas o presidente-executivo da Qatar Airways, Akbar al-Baker, disse em um evento online que a companhia está interessada em conferir essa versão.

A promessa de um 777X cargueiro é conseguir transportar maior peso e volume até mesmo em comparação com o Boeing 777-300ER convertido para o transporte de cargas.

De acordo com Al-Baker, a companhia quer começar a substituir alguns aviões cargueiros mais antigos já nos próximos anos. Logo, há tempo para a Boeing lançar qualquer programa de um 777X cargueiro, algo que pode aumentar a própria demanda para o novo widebody, visto que muitas companhias precisam substituir cargueiros mais antigos, como o Boeing 747-400.

Al-Baker também ressaltou que está falando com a Airbus sobre uma versão cargueira do A350XWB, uma aeronave amplamente utilizada pela Qatar Airways em seus voos de longa distância.

Ao todo, há 65 encomendas para o 777X a partir da companhia árabe.