Qatar Airways Airbus A380

A Qatar Airways decidiu colocar em atividade mais quatro aviões Airbus A380 na sua frota, para atender a alta demanda de voos entre o Ocidente e Oriente. Com essas aeronaves adicionais, que serão reativadas na próximas semanas, a companhia árabe terá oito em atividade na sua frota.

Com mais aviões na sua frota, a Qatar vai reestrear voos para Manchester, no Reino Unido, e Sidnei, na Austrália, neste verão de 2022. Os atuais quatro A380 que já estão operando voos atendem às cidades de Londres e Paris (CDG), considerado destinos de alta demanda.

Nas últimas semanas a Qatar Airways está arrendando vários aviões para substituir os Airbus A350XWB que estão aterrados por problema de pintura. Provavelmente, esse movimento de reativar os A380 é para substituir alguns A350-1000.

Os seguintes Airbus A380 da Qatar estão ativos neste momento: A7-APG; A7-APH; A7-API; A7-APG. Somente dois aviões que continuaram estocados realizaram voos em 2022: A7-APE; A7-APF.

A reativação do A380 na Qatar Airways pode ser a contragosto do CEO da companhia aérea, Akbar Al Baker, que declarou este avião ser maior erro da empresa. A Qatar também esperava retomar voos com somente metade dos 10 Superjumbos da frota.