Quais companhias aéreas operam apenas aeronaves de grande porte?

A Emirates é bastante conhecida por sua frota composta totalmente de aviões de grande porte, conhecidos também como widebody. Mas outras companhias além da gigante de Dubai apostam alto nessas aeronaves.

Vamos conferir quais companhias operam apenas widebody?

 

Emirates

Foto – Emirates

A primeira essa lista é logicamente a Emirates, que opera a maior frota de todas, quando falamos em aviões de grande porte, com 257 aviões, todos do modelo Airbus A380 e Boeing 777.

A companhia deve continuar mais alguns anos com essa configuração, quando começa a receber outros aviões de grande porte, como o Airbus A350 e o Boeing 787-9.

A Emirates também deverá receber mais aviões Airbus A380, e o novo Boeing 777-9X.

 

Singapore Airlines


A Singapore abre uma lista de várias companhias da Ásia que operam com frota de aviões widebody.

Atualmente a companhia tem 137 aeronaves na sua frota, dos modelos Airbus A330, A350, A380 e o Boeing 747 (somente carga), 777 e 787.

A Singapore Airlines está buscando substituir a sua frota de aeronaves nos últimos anos, e o Airbus A350 já ganha protagonismo por lá, incluindo uma versão de longo alcance, até o momento operada somente pela empresa.

 

Cathay Pacific

A Cathay Pacific opera uma frota de 133 aeronaves de grande porte, com uma quantidade significativa de aviões Boeing 777-300, com a presença também de aeronaves da Airbus, como o A350XWB e o A330.

A companhia faz isso devido a ter uma subsidiária de baixo custo, a Cathay Dragon, que opera voos de curta e média distância, mesclando aviões de grande porte com os narrowbody.

 

Thai Airways

Com sua base na Tailândia, a Thai Airways é outra companhia aérea que aposta nos voos de longa distância, e para os voos na Ásia, aposta em um modelo de alta demanda com aviões de grande porte.

A companhia possui 82 aeronaves na sua frota, todas dos modelos Airbus A330, A350, A380 e Boeing 777 juntamente com o 747.

 

Air Asia X

Subsidiária de baixo custo da Air Asia, a Air Asia X opera majoritariamente com aviões do modelo A330, tanto da geração antiga como a nova.

Diferente da proposta da Emirates e Singapore, que têm um produto de alta qualidade no interior, a companhia Low Cost aposta no baixíssimo custo por assento, ao equipar seus aviões Airbus A330-900neo com mais de 460 assentos no interior, ao mesmo tempo aproveita os escassos slots do Aeroporto de Bangkok, ao utilizar um avião que substitui pelo menos dois narrowbody.

A companhia tem 77 encomendas para o A330-900neo, todos com a mesma configuração de assentos já citada, e também encomendou 30 aeronaves Airbus A321XLR, que serão responsáveis pela mudança no estilo da frota da companhia.

 

Virgin Atlantic

A companhia aérea britânica Virgin Atlantic opera uma frota de 45 aeronaves widebody, fabricadas pela Boeing e Airbus.

Ao todos são 19 aviões Boeing 787-9, que fazem companhia aos Boeing 747 e Airbus A340, que estão sendo substituídos pelo A350-1000. A Virgin também opera com o A330ceo, e planeja substituir em breve essas aeronaves pelo A330neo.

Desta forma a companhia manterá a operação com aeronaves de grande porte da Airbus e Boeing.

 

Air Tahiti Nui

Sediada no Taiti, na Polinésia Francesa, a Air Tahiti Nui é uma companhia aérea francesa que opera voos de longo curso para o Japão, Nova Zelândia, França e EUA.

Anteriormente, operava uma frota de aeronaves Airbus A340, mas mudou isso ao longo de 2018 e 2019 para uma frota de quatro aeronaves Boeing 787-9.