Quais companhias ainda levam passageiros no primeiro Airbus, o A300?

Airbus A300.

Muitas pessoas não conhecem o Airbus de manche, nomeado de A300.

Esse foi o primeiro avião da Airbus, em um projeto que surgiu entre países europeus na década de 60, para criar um avião novo para o mercado de aviação, um widebody bimotor.

A aeronave iniciou seus voos comerciais em 1974, mas até os dias atuais é possível ver esse modelo voando em algumas companhias aéreas, boa parte transportando carga.

Porém, algumas empresas do Oriente Médio ainda operam algumas unidades das 561 aeronaves produzidas pela Airbus, nos surpreendentes 33 anos que a linha de produção ficou aberta.

Vamos conferir onde você pode ir para voar em um Airbus A300?

 

Mahan Air

A Mahan Air, do Irã, é a maior operadora do A300 para o serviço de transporte de passageiros.

A companhia tem 11 aviões desse modelo, todos comprados entre 2009 a 2014. Mas não se engane! São todos de segunda mão e bem rodados, com algo entre 17 a 32 anos de uso.

Esses aviões fazem voos no Oriente Médio, conectando o Irã aos outros países.

 

Iran Air

A Iran Air tem cinco unidades do modelo A300 na sua frota, e ainda utiliza esses aviões para transportar passageiros, alguns deles com quase 40 anos na frota da empresa, outros, como os da versão -600, com aproximadamente 30 anos de uso.

Destaque para a operação do A300-600 pela companhia, foi o primeiro avião da Airbus com Fly-By-Wire.

Assim como a Mahan Air, os aviões A300 ainda exercem a função de realizar voos de média distância a partir de Teerã, são 261 assentos no A300-600, que tem uma fuselagem semelhante ao A330-200 em tamanho.

 

Qeshm Air

A Qeshm Air, do Irã, também possui cinco aviões Airbus A300.

A frota total da Qeshm Air é significativamente menor que da Iran Air, com uma frota total de apenas 18 aeronaves.

Como opera apenas voos com passageiros, também não possui nenhum cargueiro Airbus A300.

 

Meraj Airlines

Outra companhia aérea iraniana  na lista de operadoras Airbus A300 é a Meraj Airlines.

São dois aviões Airbus A300, que na frota da Meraj Airlines são responsáveis ​​por um terço dos voos.

Cockpit tradicional (sem modernização) do Airbus A300-600. Foto: Iran Air

Há uma razão pela qual o Irã é o único país onde essas aeronaves antigas ainda operam. Devido às sanções impostas pelos EUA ao longo dos últimos anos, o Irã se contentou em consertar suas aeronaves datadas, em vez de poder comprar as mais novas, e se adicionou novos aviões, foram todos já bem usados.

 

Governo do Iraque

Não é bem uma companhia. Mas o Governo do Iraque mantém uma aeronave A300 para transporte de passageiros, mesmo que estes sejam membros do governo.

 

Curiosidade: Atualmente 223 unidades do A300 operam como cargueiros em todo o planeta.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap