King Air

O país tem quase sete mil aviões a hélice voando, dos quais cerca de 5.500 possuem motores a pistão e 1.300 turboélices.

Nos últimos três anos, notamos uma queda média de 1% de aviões a pistão, e um crescimento de 7% de turboélices, deixando claro, a nova preferência do mercado.

Contudo, vamos olhar com atenção o nicho de turboélices e comparar os três modelos que mais voam no Brasil, com outros três a pistão, mais populares.

Tabela 1 – Aviões a pistão mais populares

Modelo

Total, voando

Piper/Embraer Seneca (todas as versões)

647 aviões

Cirrus (todos os modelos e versões)

339 aviões.

Beechcraft Baron 58 (todos os anos)

307 aviões.

 

Tabela 2 – Aviões turboélices populares

Modelo

Total, voando

Beechcraft King Air (todos os modelos)

429 aviões

Cessna Caravan (todos os modelos)

123 aviões

Piper Cheyenne (todos os modelos)

95 aviões

Fonte: RAB, ANAC. Agosto de 2021. 

Dos modelos a pistão indicados acima, vemos uma queda média de 5% ao ano na frota de Baron, -3% de média ao ano de Seneca e um sutil crescimento de 1% ao ano de Cirrus. Isso representa:

  • Uma perca de 48 Baron 58;
  • Uma perca de 54 Seneca (independente da versão); e
  • Ganho de seis Cirrus – todos os modelos.

Tabela 3 – Variação anual de aviões a pistão voando regularmente no Brasil.

Baron 58

   

Ano

Total

Variação

ago/18

355 aviões

   

ago/19

341 aviões

-4%

-14 aviões

ago/20

316 aviões

-7%

-25 aviões

ago/21

307 aviões

-3%

-9 aviões

Média de variação:

-5%

-16 aviões

Seneca

   

Ano

Total

Variação

ago/18

701 aviões

   

ago/19

655 aviões

-7%

-46 aviões

ago/20

633 aviões

-3%

-22 aviões

ago/21

647 aviões

2%

14 aviões

Média de variação:

-3%

-18 aviões

 

Cirrus

   

Ano

Total

Variação

ago/18

333 aviões

   

ago/19

335 aviões

1%

2 aviões

ago/20

339 aviões

1%

4 aviões

ago/21

339 aviões

0%

ZERO

Média de variação:

1%

3 aviões

Fonte: RAB, ANAC

Na contramão, a frota de Caravan e Cheyenne cresce a uma taxa média de 4% ao ano e todos os modelos de King Air, a 3%. Uma curiosidade é que dos turboélices, desponta em maior taxa média de variação anual, os Meridian/M500, com crescimento médio de 17% ao ano, apesar do baixo número de unidades.  No quantitativo, desde agosto de 2018 há um aumento de:

  • 38 King Air (todos os modelos);
  • 23 Meridian/M500;
  • 12 Caravan (todos os modelos); e
  • 10 Cheyenne (todos os modelos)

Tabela 4 – Variação ao ano de aviões turboélices voando regularmente no Brasil.

Meridian/M500

   

Ano

Total

Variação

ago/18

39 aviões

   

ago/19

45 aviões

15%

6 aviões

ago/20

51 aviões

13%

6 aviões

ago/21

62 aviões

22%

11 aviões

Média de variação:

17%

8 aviões

Cheyenne (todas as versões)

Ano

Total

Variação

ago/18

85 aviões

   

ago/19

82 aviões

-4%

-3 aviões

ago/20

90 aviões

10%

8 aviões

ago/21

95 aviões

6%

5 aviões

Média de variação:

4%

3 aviões

Caravan

   

Ano

Total

Variação

ago/18

111 aviões

   

ago/19

118 aviões

6%

7 aviões

ago/20

118 aviões

0%

ZERO

ago/21

123 aviões

4%

5 aviões

Média de variação:

4%

4 aviões

King Air (todas as versões)

Ano

Total

Variação

ago/18

391 aviões

   

ago/19

400 aviões

2%

9 aviões

ago/20

397 aviões

-1%

-3 aviões

ago/21

429 aviões

8%

32 aviões

Média de variação:

3%

13 aviões

 

Por fim, no gráfico de média na variação anual, enxergamos potencial de venda dos Meridian/M500, Cheyenne, Caravan, e por fim, os King Air.

avião tendências

E ai, consegue identificar a próxima tendência?

Enfim, esta pesquisa provê subsídios para um estudo detalhado para a escolha de uma aeronave a comprar. Sabemos que não somente custos de aquisição e de operação são únicos para a decisão de compra, mas, também outros fatores como a liquidez de venda futura. Imagine numa situação onde se decide pela venda urgente do equipamento. Uma aeronave com baixíssima liquidez ficará estocada num hangar, gerando despesas até conseguir ser despachada para um novo dono.

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A consultoria também engloba a prospecção do modelo selecionado, elaboração de orçamentos anuais das melhores escolhas para comparação, e posteriormente acompanhamento de “pré-compra”, junto a uma oficina.

Acompanhe os próximos artigos e pesquisas feitos pela Clear Prop que serão publicadas aqui, na Aeroflap. Também não deixe de nos seguir nas principais redes sociais @clearpropaeronaves.

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