O país tem quase sete mil aviões a hélice voando, dos quais cerca de 5.500 possuem motores a pistão e 1.300 turboélices.
Nos últimos três anos, notamos uma queda média de 1% de aviões a pistão, e um crescimento de 7% de turboélices, deixando claro, a nova preferência do mercado.
Contudo, vamos olhar com atenção o nicho de turboélices e comparar os três modelos que mais voam no Brasil, com outros três a pistão, mais populares.
Tabela 1 – Aviões a pistão mais populares
Modelo | Total, voando |
Piper/Embraer Seneca (todas as versões) | 647 aviões |
Cirrus (todos os modelos e versões) | 339 aviões. |
Beechcraft Baron 58 (todos os anos) | 307 aviões. |
Tabela 2 – Aviões turboélices populares
Modelo | Total, voando |
Beechcraft King Air (todos os modelos) | 429 aviões |
Cessna Caravan (todos os modelos) | 123 aviões |
Piper Cheyenne (todos os modelos) | 95 aviões |
Fonte: RAB, ANAC. Agosto de 2021.
Dos modelos a pistão indicados acima, vemos uma queda média de 5% ao ano na frota de Baron, -3% de média ao ano de Seneca e um sutil crescimento de 1% ao ano de Cirrus. Isso representa:
- Uma perca de 48 Baron 58;
- Uma perca de 54 Seneca (independente da versão); e
- Ganho de seis Cirrus – todos os modelos.
Tabela 3 – Variação anual de aviões a pistão voando regularmente no Brasil.
Baron 58 | |||
Ano | Total | Variação | |
ago/18 | 355 aviões | ||
ago/19 | 341 aviões | -4% | -14 aviões |
ago/20 | 316 aviões | -7% | -25 aviões |
ago/21 | 307 aviões | -3% | -9 aviões |
Média de variação: | -5% | -16 aviões | |
Seneca | |||
Ano | Total | Variação | |
ago/18 | 701 aviões | ||
ago/19 | 655 aviões | -7% | -46 aviões |
ago/20 | 633 aviões | -3% | -22 aviões |
ago/21 | 647 aviões | 2% | 14 aviões |
Média de variação: | -3% | -18 aviões |
Cirrus | |||
Ano | Total | Variação | |
ago/18 | 333 aviões | ||
ago/19 | 335 aviões | 1% | 2 aviões |
ago/20 | 339 aviões | 1% | 4 aviões |
ago/21 | 339 aviões | 0% | ZERO |
Média de variação: | 1% | 3 aviões |
Fonte: RAB, ANAC
Na contramão, a frota de Caravan e Cheyenne cresce a uma taxa média de 4% ao ano e todos os modelos de King Air, a 3%. Uma curiosidade é que dos turboélices, desponta em maior taxa média de variação anual, os Meridian/M500, com crescimento médio de 17% ao ano, apesar do baixo número de unidades. No quantitativo, desde agosto de 2018 há um aumento de:
- 38 King Air (todos os modelos);
- 23 Meridian/M500;
- 12 Caravan (todos os modelos); e
- 10 Cheyenne (todos os modelos)
Tabela 4 – Variação ao ano de aviões turboélices voando regularmente no Brasil.
Meridian/M500 | |||
Ano | Total | Variação | |
ago/18 | 39 aviões | ||
ago/19 | 45 aviões | 15% | 6 aviões |
ago/20 | 51 aviões | 13% | 6 aviões |
ago/21 | 62 aviões | 22% | 11 aviões |
Média de variação: | 17% | 8 aviões |
Cheyenne (todas as versões) | |||
Ano | Total | Variação | |
ago/18 | 85 aviões | ||
ago/19 | 82 aviões | -4% | -3 aviões |
ago/20 | 90 aviões | 10% | 8 aviões |
ago/21 | 95 aviões | 6% | 5 aviões |
Média de variação: | 4% | 3 aviões |
Caravan | |||
Ano | Total | Variação | |
ago/18 | 111 aviões | ||
ago/19 | 118 aviões | 6% | 7 aviões |
ago/20 | 118 aviões | 0% | ZERO |
ago/21 | 123 aviões | 4% | 5 aviões |
Média de variação: | 4% | 4 aviões |
King Air (todas as versões) | |||
Ano | Total | Variação | |
ago/18 | 391 aviões | ||
ago/19 | 400 aviões | 2% | 9 aviões |
ago/20 | 397 aviões | -1% | -3 aviões |
ago/21 | 429 aviões | 8% | 32 aviões |
Média de variação: | 3% | 13 aviões |
Por fim, no gráfico de média na variação anual, enxergamos potencial de venda dos Meridian/M500, Cheyenne, Caravan, e por fim, os King Air.
E ai, consegue identificar a próxima tendência?
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Acompanhe os próximos artigos e pesquisas feitos pela Clear Prop que serão publicadas aqui, na Aeroflap. Também não deixe de nos seguir nas principais redes sociais @clearpropaeronaves.
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