Antonov An-225 Maior Avião do Mundo
Foto: Antonov

Os fãs da aviação puderam acompanhar uma grande atividade do maior avião do mundo, o Antonov An-225 durante a pandemia, para transportar diversos suprimentos médicos da China para a Europa e até mesmo o Canadá.

Por ser o maior cargueiro em atividade, o An-225 voltou do seu período de manutenção para preencher uma lacuna, e depois disso, bateu vários recordes seguidos de transporte de cargas.

Enquanto seu irmão menor, o An-124, leva uma média de 6 milhões de máscaras faciais mais 200 mil testes para detectar o coronavírus, o An-225 consegue levar até 10 milhões de máscaras faciais, e o mesmo número de testes a bordo.

 

3. Detém diversos recordes de cargas transportadas

Antonov An-225 Maior Avião do Mundo

O Antonov AN-225 é um recordista em transporte de cargas no modal aéreo, tanto em volume como em peso. São mais de 200 recordes ao longo dos anos de operação.

Em 2001 o An-225 levou uma carga de 252 toneladas a bordo, voando baixo, em um voo de aproximadamente 1000 quilômetros.

No entanto, pelas características do An-225, poucas vezes a aeronave transportou uma carga tão grande em volume, visto que muitas vezes as empresas buscam o maior avião do mundo para levar cargas de alta densidade, porém, que não ocupa totalmente o interior do avião.

Mas nos últimos dias o An-225 quebrou o recorde de volume, ao levar mais de 1000 m³ de suprimentos médicos, em um voo da China para a França (Paris). No total, mais de 150 toneladas de máscaras, testes da COVID-19 e suprimentos médicos foram transportadas neste voo.

 

4. A Antonov já tentou produzir outro An-225

Durante várias postagens ressaltamos que este avião é único, realmente só há uma unidade em operação neste momento. Porém, o An-225 já “correu o risco” de ter um companheiro nas operações.

Ainda na época da União Soviética, antes da crise no “bloco”, a Antonov iniciou a produção de outro An-225, enquanto o primeiro fazia testes para a sua certificação, o intuito na época de transportar grandes componentes espaciais no interior, bem como peças de aeronaves.

Por este motivo, a segunda unidade o An-225 deveria ser um pouco diferente, com empenagem traseira convencional visto que não precisaria transportar o Buran na parte superior.

Da mesma forma, a aeronave não teria os dois suportes na parte superior da fuselagem, utilizados para acoplar o Buran.

Há pouca esperança de que o An-225 tenha um irmão.

 

5. O Antonov An-225 ficou parado por diversos anos

Após o colapso da União Soviética, que gerou uma crise financeira em várias países que faziam parte do bloco, o Antonov An-225 foi “encostado” nas instalações da Antonov em Kiev, na Ucrânia.

O An-225 deixou de ser utilizado por volta de 92/93, sua fuselagem ficou estocada, os motores foram retirados para equipar outros aviões An-124, que continuaram na ativa através da Antonov Airlines.

Com o mundo se recuperando, e juntamente os ex-países comunistas, a Antonov Airlines decidiu trazer o maior avião do mundo para as operações, aproveitando a fuselagem que estava estocada.

Poucos anos depois do avião ser “aposentado”, a aeronave entrou em um extenso processo de restauração, que terminou em maio de 2001, entrando em atividade poucas semanas depois.

 

6. Já pensaram em fazer do Antonov An-225 um avião de passageiros

Quando a URSS entrou em colapso em 1991 e a indústria aeroespacial pós-soviética lutava pela sobrevivência, vários usos exóticos (e malucos) do An-225 foram propostos. Uma ideia envolvia converter o Mriya em um avião de três andares, completo com quartos privativos, shoppings e um cassino.

Outro projeto conjunto entre a Rússia, Ucrânia e Reino Unido considerava um novo avião, o An-325, com base no An-225, uma ideia muito louca de dupla fuselagem para levar um ônibus espacial no vão entre as fuselagens.

Não precisa dizer que nenhum desses conceitos saiu do papel. 

O An-225 ainda preserva o interesse dos governos da China e Rússia, para transformar o avião em um lançador de veículos espaciais.

7. Tem a potência de três Boeing 767

Como todo avião puramente soviético, o An-225 é equipado com motores turbofan de fabricação russa. Na época, o Progress D-18T, da Ivchenko-Progress, era equivalente aos CF-6 da GE, pelo menos na teoria.

Esses motores também equipavam o An-124, mas com um peso máximo de decolagem de 640 toneladas, os quatro motores do cargueiro resultariam em um péssimo desempenho do An-225.

Antonov An-225 Maior Avião do Mundo
Foto – Dubai Airports

Para isso, o maior avião do mundo ganhou dois motores extras, da mesma potência. Cada um despeja um empuxo de 51600 lbf, durante a decolagem.

Podemos comparar essa potência com o motor CF-6, que equipa o Boeing 767. Logo, o An-225 tem uma potência equivalente a quantidade de três aviões Boeing 767-300, e um consumo na mesma ordem.