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Quanto custa uma aeronave? Confira a tabela de preços da Boeing

Atendendo aos pedidos dos leitores da Aeroflap, decidimos realizar mais uma postagem com a lista de preços, mas agora da Boeing.

A Boeing completa 100 anos de existência nesse ano, um de seus principais setores de atuação é o de aeronaves comerciais, com amplo sucesso em qualquer aeronave que lançou até o momento. Além do setor comercial, eles também atuam na parte de defesa e com grande sucesso em projetos espaciais, antes mesmo do homem pisar na lua.

As aeronaves da norte americana Boeing também são cotadas em Dólar, moeda oficial de seu país sede. A apresentação de aeronaves e preços será no mesmo molde da postagem anterior, sobre os preços da Airbus.

 

737NG

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Atualmente o 737NG é a aeronave de maior sucesso da Boeing no quesito vendas, com suas 4 versões comercializadas já contabilizou 5713 entregas com 7033 encomendas. Essa aeronave chegou ao mercado para inovar e modernizar a linha 737 da Boeing, visto que a série anterior Classic não tinha um pé de igualdade em termos tecnológicos com o A320, recém lançado pela Airbus.

 

737-700NG

Essa é a menor versão do 737NG, capaz de levar até 149 pessoas em configuração de alta densidade. Essa variante também gerou outras linhas de grande alcance, como a ER que contém 9 tanques a mais de combustível e é capaz de voar por, aproximadamente, 10500 km. Atualmente a GOL utiliza esse modelo.

 

Seu preço de mercado atualmente é de US$ 80,6 milhões.

 

737-800NG

Essa versão é a líder de vendas na Boeing, ela comporta até 189 passageiros em classe única, na configuração conhecida como Ryanair. Seu alcance é um pouco prejudicado pelo tamanho e capacidade de carga, porém é uma aeronave bastante versátil para operação. Atualmente a GOL utiliza esse modelo.

 

Seu preço de mercado atualmente é de US$ 96 milhões.

 

737-900ER NG

Conhecido como o maior dos 737 até o momento, o -900ER surgiu a partir de atualizações do antigo -900 que durou poucos anos no mercado, a Boeing melhorou a autonomia e capacidade de passageiros, esse último foi possível instalando um par a mais de portas na fuselagem. Pode suportar até 220 assentos em classe única.

 

Seu preço de mercado atualmente é de US$ 101,9 milhões.

 

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737 MAX

737 MAX 7,8,9 enfileirados em projeto - Foto Boeing Media
Foto – Boeing

Assim como o NG, o 737 MAX chega ao mercado para competir com o Airbus A320neo, ele não poderia deixar de oferecer um custo ainda menor de operação quando comparado diretamente com a geração anterior. Mas não é só isso que a nova aeronave promete, ela consegue ser mais econômica e eficiente do que a família A320neo com seus 2 principais modelos, o 737 MAX 8 e o 737 MAX 9.

Para a Boeing alcançar esse nível de desenvolvimento, foram necessários novos motores, asas e implementações na aerodinâmica, sistema hidráulico, freios e aviônicos. Todo o esforço necessário para reduzir a complexidade e o peso da aeronave foi realizado, dando ao 737 uma nova sobrevida de 15 anos.

 

737 MAX 7

É a menor versão da nova geração MAX, assim como na NG, mantém a mesma capacidade máxima da variante anterior, com incrementos de tecnologia para um interior mais moderno e com menor consumo de combustível. Incrivelmente é menor eficiente por assento do que o A319neo.

 

Seu preço de mercado atualmente é de US$ 90,2 milhões.

 

737 MAX 8 / MAX 200

A Boeing inovou ao oferecer 2 alternativas de interior, com a ascensão de companhias Low Cost era necessário otimizar o espaço interno. Graças a isso é possível comprar o 737MAX 8 com 189 assentos em alta densidade ou até mesmo 200, em uma configuração altamente densa, com assentos do tipo slim. No caso da versão normal é possível voar até por até 6500 km, enquanto a MAX 200 reduz para 5000 km por causa do maior peso.

 

Seu preço de mercado atualmente é de US$ 110 Milhões para o MAX8 e US$ 112,9 milhões para a MAX 200.

 

737 MAX 9

Não era o ponto ideal para substituir 757, porém as melhorias apresentadas tornam essa versão mais atrativa do que a geração anterior. A capacidade de assentos é a mesma, enquanto a autonomia aumentou 500 km sem precisa de tanque extra.

 

Seu preço de mercado atualmente é de US$ 116,6 milhões.

 

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Boeing 767

Boeing de testes nos anos 80...
Foto – Boeing

O 767 foi o pioneiro em oferecer novas tecnologias para o mercado de aeronaves bimotoras, na verdade quem apostou primeiro no mercado de médio porte foi a Airbus com o A300, porém o 767 trouxe, para a época, uma capacidade de carga melhor, autonomia superior e Glass Cockpit.

Em toda a sua vida o 767 gerou diversas aeronaves diferentes, porém na parte comercial teve 4 versões. Atualmente só está disponível no mercado a -300ER e -300F, este último destinado ao mercado de carga.

 

767-300ER

O -300ER já está no mercado há um bom tempo, é mais econômico do que um A330, porém carrega um pouco menos de carga, o que torna ideal para transporte exclusivo de passageiros, apesar de ser um projeto antigo. Tem capacidade para 269 passageiros em configuração padrão de duas classes. A sua autonomia de voo é de 11700 km, adequada para voos transatlânticos. Atualmente a TAM opera essa versão em diversos aeroportos pelo Brasil.

 

Seu preço de mercado atualmente é de US$ 197,1 milhões.

 

767-300 F

O cargueiro do 767 é baseada na -300, porém otimizado para o transporte de maior peso possível. Nele é possível carregar 30 LD no porão da aeronave e 24 pallets ao longo da fuselagem.

 

Seu preço de mercado atualmente é de US$ 199,3 milhões.

 

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Boeing 787

Foto - Boeing
Foto – Boeing

Para o 787, foi designado a função de suceder o 767, que na época já estava com mais de 20 anos no mercado. Para isso foi desenvolvida toda uma nova tecnologia na Boeing de comandos fly by wire, cockpit com telas de grande tamanho, fuselagem em materiais compostos e interior mais leve, que permitia a aeronave decolar com peso maior.

O 787 está disponível em 3 versões, sendo a maior delas o 787-10, a ser lançado em 2018. É uma das aeronaves mais bem sucedida atualmente, com 1143 encomendas e 370 entregas até o momento. Sua versão mais vendida é a -9, e a primeira que chegou no mercado foi a -8.

 

787-8

Podemos dizer que essa variante foi a que deu mais susto na Boeing até o momento, ela foi a primeira a ser apresentada, apesar de não ser a mais vendida no momento. Realizou seu primeiro voo em 2009, com primeira entrega em 2011. Como é um projeto para substituir o 767 a capacidade de passageiros é bem parecida, tem 242 assentos em duas classes para essa versão que promete mais de 13 mil km de alcance. A LAN Chile, parte do grupo LATAM opera essa versão.

 

Seu preço de mercado atualmente é de US$ 224,6 milhões.

 

787-9

Apesar de não ter surgido ao mercado primeiro, é a versão que mais vendeu até o momento, substitui diretamente o 767-300ER e tem capacidade para 290 assentos em duas classes. Seu alcance é bem parecido com o 787-8. A LAN Chile, parte do grupo LATAM opera essa versão.

 

Seu preço de mercado atualmente é de US$ 264,6 milhões.

 

787-10

A Boeing espera construir essa versão até 2018, foi criada para substituir a lacuna deixada entre o 777X e o 787. Sua capacidade é para 330 passageiros em duas classes, quase igual ao A350-900XWB.

 

Seu preço de mercado atualmente é de US$ 306,1 milhões.

 

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Boeing 777

Foto - Boeing Media
Foto – Boeing Media

A Boeing lançou o 777 na década de 90 no mercado, ao mesmo tempo em que a Airbus lançava uma aeronave de capacidade parecida, o A340. Diremos que ele foi o precursor de uma nova geração em que aeronaves bimotoras dominam as frotas, sua economia de combustível e confiabilidade é até hoje acima de seus concorrentes de época, como o MD11 e A340. Ele também foi o responsável pela queda nas vendas do 747.

Foi disponibilizado em 2 versões que tinham incrementos de fábrica para maior alcance, além da variante cargueira (-F).

É conhecido também por não ter causado nenhum acidente com fatalidade por falhas do aparelho, somente por erros externos ou ataque terrorista.

*A versão ER da -300 e -200LR tem melhor desempenho para decolagem.

 

777-200 ER/LR

Foi a primeira versão do Boeing 777, recebeu outras 2 atualizações para melhorar a autonomia em voo. Tem capacidade para 317 passageiros em configuração padrão de 2 classes, podendo ser alterado de acordo com o cliente (para todas aeronaves). A versão ER entrega 14300 km de autonomia enquanto a mais cara LR voa por 17600 km.

 

Seu preço de mercado atualmente é de US$ 277,3 milhões na versão ER e 313,8 milhões na LR, que tem maior alcance.

 

777-300 ER

É a maior versão em capacidade de passageiros disponível na geração atual, com 396 assentos para uma configuração de duas classes. Assim como no -200, as atualizações que recebeu permitiu um alcance maior, que foi possível através da implementação do motor turbofan mais potente já fabricado. A TAM opera essa aeronave em aeroportos que demandam maior oferta.

 

Seu preço de mercado atualmente é de US$ 339,6 milhões na versão ER.

 

777-F

É baseado na fuselagem e estrutura da -200LR, porém com adaptações para a operação contínua de carga. Leva o dobro da capacidade de carga de um 767F, com um range bem satisfatório para o mercado que atende.

 

Seu preço de mercado atualmente é de US$ 318,7 milhões.

 

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777-X

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Foto – Boeing

O 777-X representa a nova geração de aeronaves da Boeing, dita como o maior widebody bimotor em capacidade de carga e passageiros. Para isso a Boeing irá fazer alterações no seu motor, asas e aviônicos. Porém vai manter o mesmo padrão de design utilizado no atual 777. As duas versões tem alcance entre 15 mil à 16 mil km de voo, isso sem tanques auxiliares.

Até o momento recebeu 306 encomendas de diversas companhias aéreas, um bom número para o tempo de projeto, que atualmente tem quase 3 anos no mercado.

 

777-8X

Essa é a menor versão disponível para compra na nova geração do T7. Tem capacidade para 353 assentos quando dividido em três classes, por não ter mockup finalizado, a Boeing ainda não tem uma configuração padrão para duas classes, se limitando a informar um possível range de passageiros transportados.

 

Seu preço de mercado atualmente é de US$ 371 milhões.

 

777-9X

Nessa variante a Boeing promete uma eficiência por passageiro transportado até 12% melhor do que os atuais concorrentes nessa faixa de assento. Na configuração padrão o -9X tem capacidade para 400 passageiros em três classes.

 

Seu preço de mercado atualmente é de US$ 400 milhões.

 

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Boeing 747

Boeing 747-8I. Foto : Wikipédia
Boeing 747-8I. Foto : Wikipédia

747-8i

O novo 747-8 para passageiros foi uma tentativa da Boeing de recuperar o mercado que o A380 dominou, porém o projeto final era limitado por uma aeronave antiga e que mesmo com o double deck inteiro não teria a mesma eficiência e capacidade do gigante da Airbus. Sua capacidade de 410 passageiros em três classes dava uma boa vantagem de mercado para o T7, que é bem mais econômico e transporta quase o mesmo.

 

Seu preço de mercado atualmente é de US$ 378,5 milhões.

 

747-8F

Essa é a versão cargueira do 747, tem bom sucesso no mercado graças a ampla capacidade de transporte, que é ajudado pela sua porta dianteira. Transporta em peso de carga quase o mesmo que 3 767-300F.

 

Seu preço de mercado atualmente é de US$ 379,1 milhões.

 

Bônus:

Comparativo de tamanho nas aeronaves de nova geração. (clique para abrir em resolução maior)

Boeing_787_777_family_vs_Airbus_A330_A350_family

Seats = Assentos

 

Fonte – Boeing

 

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