Imagem com a frase "Quer me ver nua?" foi divulgada na tarde de ontem pela Rostec.

A Rostec, conglomerado estatal russo de empresas de defesa, divulgou na tarde de ontem (16), em suas redes sociais, a primeira imagem do novo caça de quinta geração da Sukhoi. A foto com a frase “Quer me ver nua?” é semelhante às imagens publicadas ontem, por volta do mesmo horário, por um plane spotter na rede social russa VK, e brinca com os curiosos e entusiastas ansiosos para a revelação da aeronave fotografada coberta por lonas pretas.

Ainda ontem surgiram no Twitter e Instagram fotos ainda mais detalhadas do avião, apelidado como Checkmate, na taxiway do Aeroporto de Zhukovsky, nos arredores de Moscou. As imagens são de autoria do fotógrafo Ivan Novikov-Dvinsky. 

Observando as imagens de Novikov-Dvinsky, é possível especular que o jato terá um sensor IRST (Infra-Red Search and Track) no nariz, característica comum em caças russos de quarta geração em diante como, como o MiG-29, aeronaves da família do Su-27 e o Su-57 de quinta geração. O desenho geral da aeronave aparenta ser semelhante ao do F-35 Lightning II dos Estados Unidos, KF-21 Boramae sul-coreano e o J-31 Chinês.

Ainda não se sabe, com certeza, se a aeronave fotografada na quinta-feira é um “avião pronto” ou um mock-up (réplica em escala real), mas de toda a forma o caça supostamente furtivo aparentava estar sendo levado à estrutura onde será realizada a sua apresentação ao público na terça-feira (20), no primeiro dia do Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021, como afirmou a Rostec no dia 13. 

Segundo a Rostec, a nova aeronave será a atração principal do MAKS 2021.O trabalho está sendo realizado pela PJSC Sukhoi Company. Como já foi notado, a nova aeronave poderá ganhar velocidade supersônica, sendo difícil localizá-la por radar.” A estatal também informou está desenvolvendo um interceptador de nova geração, que pode substituir o MiG-31BM no futuro. Em janeiro de 2021, esta aeronave chamada PAK DP (um promissor complexo de aeronaves de interceptação de longo alcance) estava em fase de projeto.”

Em maio, uma fonte revelou detalhes do novo avião da Sukhoi à agência de notícias TASS. A aeronave terá características de supermanobrabilidade, empuxo vetorado, stealth, capaz de ultrapassar Mach 2 (duas vezes a velocidade do som), monomotor e com peso de decolagem de até 18 toneladas. A fonte também afirma que o caça será tripulado opcionalmente, ou seja, poderá ser controlado remotamente. Além disso, terá uma relação peso-potência de 1:1, podendo acelerar praticamente na vertical. No entanto, detalhes sobre cronograma e custos de projeto não foram revelados. 

DEIXE UMA RESPOSTA