Poseidon MRA1 (P-8A)- Foto: RAF

O quinto Poseidon Maritime Patrol Aircraft da Royal Air Force foi entregue com segurança à base aérea da RAF em Lossiemouth .

A aeronave, chamada Fulmar, voou diretamente do Boeing Field perto de Seattle. É a primeira vez que um RAF Poseidon é entregue à Escócia direto da fábrica e a travessia levou pouco mais de oito horas.

ua chegada representa outro marco no desenvolvimento da capacidade de Patrulha Marítima de Lossiemouth e chega em um momento de atividade submarina sem precedentes, perto das águas do Reino Unido. O Poseidon MPA pode reagir rapidamente para rastrear ameaças potenciais em grandes áreas do mar ou oceano e defender nossa própria frota de submarinos.

O nome Fulmar é uma homenagem ao passado naval da RAF Lossiemouth . A estação foi chamada de HMS Fulmar, em homenagem a uma ave marinha resistente, entre 1946 e 1972. 

Poseidon MRA1 (P-8A)- Foto: RAF

Um comandante Poseidon disse: “Monitorar e rastrear todas as atividades nos mares ao redor do Reino Unido é fundamental para nossa segurança. A chegada desta última aeronave ajuda a garantir que tenhamos a capacidade contínua de defender nossas águas e apoiar nossos parceiros da OTAN. ”

O Poseidon MRA1 (P-8A) da Boeing é uma aeronave de patrulha marítima multifuncional, equipada com sensores e sistemas de armas para guerra anti-submarina, bem como missões de vigilância e busca e resgate. Possui um radar APY-10 para mapeamento de alta resolução, um sistema de sensor acústico, uma torre eletro-óptica / IR e medidas de suporte eletrônico (ESM). 

Poseidon MRA1 (P-8A)- Foto: RAF

A aeronave também pode ser armada com um sistema de armas que inclui torpedos para engajar alvos subterrâneos.

Nove aeronaves Poseidon MRA Mk.1 foram encomendadas para a Royal Air Force e a adição do ZP805 leva o número da frota além da marca da metade. O governo do Reino Unido investiu 470 milhões de libras no total em RAF Lossiemouth , que fará operações de alerta de reação rápida e patrulha marítima à prova de futuro por muitos anos.

 

Fonte: RAF